Como se preparar para o Dia Mundial da Troca
Não nos cansamos de dizer aqui no Blog da ABCasa que o Natal é a data mais rentável para o varejo brasileiro. Aliás, o mês todo de dezembro é movimentado, principalmente pelo pagamento do 13º salário, que deixa o consumidor alegre e otimista.
Mesmo com restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a expectativa é de muito movimento nas lojas, horários estendidos e, em alguns casos, contratação de vendedores temporários para dar conta da demanda.
O trabalho no comércio não para nem depois do dia 24 de dezembro, que é a data “preferida” para os compradores de última hora adquirirem presentes natalinos.
O Dia 26 de dezembro é reconhecido no mercado como Dia Mundial da Troca. É o momento para aqueles que receberam seus presentes no tamanho errado, não gostaram do modelo ou desejam outra cor de produto se dirigirem às lojas para efetuarem a troca.
Troca não é obrigatória
Você sabia que o lojista não é obrigado a trocar um produto que não apresente falha? Porém, dificilmente existe alguma loja que se recusa a fazer a gentileza.
Além de ser um sinal de camaradagem com clientes e potenciais clientes, as chances de ampliar as vendas são grandes! Quem vai trocar algum produto pode acabar comprando algo mais.
Liquidação
O Código de Defesa do Consumidor, além de deixar claro a não obrigatoriedade de troca, protege lojistas em relação às liquidações.
Funciona assim: em muitas lojas, peças compradas em liquidação não podem ser trocadas, a não ser em caso de defeito. Se a sua for uma dessas, deixe isso claro e visível para já preparar os clientes (antes da compra) e presentados (na hora da troca).
Prepare-se
Se você é lojista, prepare a sua loja para o movimento do dia 26 de dezembro. A correria pós-Natal pode melhorar o seu faturamento no mês.
Veja só as dicas para melhorar a sua visibilidade diante de potenciais clientes:
1 – Pense no percurso da pessoa que vai se dirigir até o seu negócio para trocar um produto. O caminho que ela vai percorrer entre os corredores pode conter itens para impulsionar as compras de última hora.
2 – Treine sua equipe de vendedores para esse dia. Muitos não se sentem estimulados para lidar com clientes que vão à loja apenas para trocar uma mercadoria. Porém, deixe claro que uma simples troca pode gerar vendas extras! É bom para todos. Bem treinados, os vendedores podem sugerir produtos acertadamente.
3 – Tenha um sistema de troca organizado e bem definido. Assim, elas serão feitas rápida e corretamente. Acertar e atender quem visita sua loja eficientemente é uma boa impressão para que o cliente retorne.
Preparado para um Natal com boas vendas? Então fique ligado aqui no Blog da ABCasa que sempre apresentamos dicas para o seu negócio brilhar cada vez mais!