Pesquisa revela que novos hábitos de consumo dos brasileiros elevaram vendas via mobile commerce
O consumidor brasileiro está cada vez mais digital e com novos hábitos. Vivemos um momento em que o comércio eletrônico cresce, consistentemente, acima do varejo tradicional. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se um volume de vendas de quase R$ 80 bilhões em 2019, um aumento de 16% em relação a 2018.
Nesse cenário de rápidas mudanças, o estudo Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil, de abril de 2019, apresenta informações sobre o comportamento do consumidor brasileiro em relação à realização de compras pelo celular, o chamado comércio móvel ou m-commerce. De acordo com a pesquisa, em apenas três anos, a proporção de internautas brasileiros que já experimentaram o comércio móvel cresceu 20 pontos percentuais, saltando de 62%, em março de 2016, para 82% em março de 2019.
Mudança de hábito
A mudança de hábito é evidente, principalmente na questão de mobilidade urbana. De acordo com o estudo, a proporção de brasileiros que já alugou uma bicicleta por meio de app foi de 7% e, entre aqueles que alugaram patinetes elétricos, 2%. Quanto ao uso de apps de corrida de carros/táxis, houve um crescimento de 21 pontos percentuais no período de 2017 a 2019: em março/2017, 50% dos brasileiros solicitou corrida de automóvel por meio de apps, e, em março/2019, a proporção aumentou para 71%.
Além da mobilidade urbana, no quesito delivery de refeições, em março/2016, 26% dos brasileiros havia solicitado uma refeição por meio de apps, em março/2019, essa proporção saltou para 58%, um crescimento de 32 pontos percentuais.
M-commerce e o setor de Casa, Decoração e Utilidades Domésticas
O uso do m-commerce está presente em todas as classes sociais, chegando a 90% nas classes A e B, e 79% nas classes C, D e E. Na média nacional, 71% compram mais pelo smartphone do que por meio do desktop/notebook. A preferência pelo smartphone é alta na região Centro-Oeste (77%), seguida das regiões Nordeste (76%), Norte (73%), Sul (73%) e Sudeste (67%).
A pesquisa identificou também uma outra característica bastante marcante, que é o uso do WhatsApp como aplicativo de comércio móvel: 61% dos consumidores móveis brasileiros já encomendaram produtos e serviços por meio desse app.
De maneira geral, o grau de satisfação do brasileiro com a experiência em comércio móvel é alto: 85% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos. Simplicidade e comodidade de uso são características que tornam o smartphone o canal preferido para compras: a experiência do usuário é otimizada nos apps, trazendo soluções que facilitam a jornada do cliente.
Dentre as principais categorias de produtos mais adquiridos por meio do comércio móvel estão Roupas, Eletrônicos e Refeições. O setor de Utilidades Domésticas aparece em 9ª posição, sendo comprado por 27% dos consumidores.
Dia das Mães
Um exemplo prático do crescimento do comércio eletrônico é o caso do Dia das Mães de 2019 que registrou faturamento de R$ 2,2 bilhões, uma alta de 5% na comparação com 2018 (R$ 2,09 bilhões), segundo levantamento da Ebit|Nielsen. O número de pedidos aumentou 20%, para 5,5 milhões, enquanto o tíquete médio registrou retração de 12%, para R$ 402.
O período do Dia das Mães pode corresponder a até 3,6% do faturamento do e-commerce em 2019, sendo a segunda data comemorativa mais importante para o calendário do varejo nacional (perde apenas para Natal, que compreende Black Friday).
Casa e Decoração foi terceira principal categoria em termos de faturamento, ficando atrás de Eletrodomésticos e Telefonia/Celulares.
Fontes: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil – abril de 2019 e Ebit|Nielsen
Participe da primeira edição da Natal & Festas da ABCasa, promovida pela ABCasa. A feira oficial do setor será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo (SP). A Natal & Festas lhe colocará em contato com as maiores empresas do segmento, além de revelar as principais tendências e lançamentos do país e do mundo. A estrutura terá o mesmo padrão de atendimento e serviços da ABCasa Fair. Faça o seu credenciamento agora mesmo pelo site https://abcasanatalefestas.com.br/credenciamento/.