Por conta do coronavírus, 27º Congresso Mundial dos Arquitetos é adiado para 2021
A União Internacional dos Arquitetos (UIA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) comunicaram o adiamento, para 18 a 22 de julho de 2021, da realização do 27º Congresso Mundial dos Arquitetos UIA2020RIO – inicialmente previsto para o período de 19 a 23 de julho de 2020, no Rio de Janeiro. O evento conta com apoio da ABCasa.
A decisão foi tomada em conjunto com o Comitê Executivo do UIA2020RIO, após avaliação criteriosa da situação de pandemia do vírus Corona (COVID-19), que representa uma série de dificuldades (principalmente ameaças à saúde) para que a grande maioria dos países possa estar presente no maior evento mundial da arquitetura.
O UIA2020RO conta com participantes inscritos de mais de 60 países e tem a confirmação de cerca de 50 palestrantes e 7 keynote speakers de 17 países. A expectativa original era de que o evento atrairia ao Rio de Janeiro, em 2020, entre 15 mil e 20 mil participantes, configurando-se como um dos maiores eventos corporativos da cidade neste ano.
Os vários eventos pré-congresso – exposições, seminários, palestras e outros – serão remarcados tão logo a situação de pandemia do coronavírus permita.
“A situação que estamos vivendo é dramática, e é uma pena que tenhamos que adiar nosso maior evento. Mas tanto nós, aqui na UIA, quanto a equipe que está organizando o UIA2020RIO no Brasil, estamos fortemente comprometidos com a reorganização dos preparativos, para garantir que tenhamos um de nossos Congressos mais relevantes em 2021. Essa crise do coronavírus coloca novos cenários e questões para a Arquitetura e o Urbanismo que precisam ser bastante discutidas”, afirma Thomas Vonier, presidente da União Internacional de Arquitetos.
Todas as inscrições já realizadas valerão para a nova data do evento e a programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos não deverá sofrer alterações.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do site https://www.uia2020rio.archi/.