E-commerce além da loja virtual: utilizando o Instagram como ferramenta de publicidade e venda
Já faz algum tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas plataformas de interação entre usuários e passaram a ser grandes veículos de campanhas de publicidade e vendas.
Por isso, a presença das empresas nessas redes, com um perfil de qualidade, fotos boas e linguagem adequada, deixou de ser apenas obrigatória e passou a ser requisito básico para quem quer conquistar o público presente na Internet ou expandir suas vendas online.
Aplicativos como Facebook, Instagram e Pinterest servem como plataformas de pesquisa para internautas descobrirem tendências, produtos e estilos de todas as partes do mundo. E as empresas precisam estar prontas para serem descobertas pelo público e deixarem uma boa impressão. Uma pesquisa realizada pelo Facebook aponta que os usuários do Instagram enxergam marcas que possuem contas na rede social como populares (78%), criativas (77%), divertidas (76%) e relevantes (74%).
Hoje, as principais redes sociais oferecem formatos específicos para negócios. O Facebook, por exemplo, lançou uma função que permite compra e venda de artigos por meio de anúncios. Já o Instagram, que bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos este ano, possui a opção Shopping, recurso que permite compras de produtos que aparecem na linha do tempo dos usuários.
O Instagram é a rede social considerada mais influente para publicidade. Segundo a CreatorIQ, plataforma de software de marketing de influência, a rede veicula mais de 2 milhões de anúncios por mês, grande parte no formato stories (vídeos curtos que ficam disponíveis por 24 horas).
A criação de um conteúdo dinâmico e interessante é o fator chave para a transformação das redes sociais em ferramentas de venda. Prova disso é a grande onda de influenciadores que ganharam a confiança do público e agora faturam divulgando marcas pelo Instagram.
A pesquisa “ROI & Marketing de Influência 2019” feita pela YOUPIX mostra que, em dois anos, o investimento neste tipo de publicidade cresceu em 19 pontos percentuais e que 68% das empresas considera a utilização de influenciadores para o marketing de suas marcas estratégico para seu negócio.
Mas, utilizar o Instagram da melhor forma não significa necessariamente investir uma fortuna em influenciadores. As funcionalidades do aplicativo geram infinitas formas de aproveitamento para empresas, principalmente em um período em que as vendas pela Internet estão crescendo.
A pesquisa TG.Net da Kantar IBOPE Media, que aborda os hábitos dos internautas, aponta que a população brasileira gasta em compras online por volta de R$ 661,00 a cada três meses. Os dois perfis de consumidores ouvidos no estudo – os “empolgados”, que realizam compras por impulso, e os “conscientes”, composto por um público mais conservador – dão preferência para dispositivos móveis na hora de comprar, deixando de lado notebooks e computadores.
Esses dados apontam a necessidade de ir além das lojas virtuais e começar a explorar as opções de comercialização das redes sociais, já que é onde o público está cada vez mais ativo. Utilizar o Instagram a favor da sua marca pede criatividade e estratégia para criar narrativas diferentes, de forma que o público – que hoje procura empresas inovadoras que saibam se posicionar – se interesse.
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