Vendas de e-commerce cresceram 41% no Dia dos Pais
Mais acostumado às compras online com a pandemia, os brasileiros fizeram do Dia dos Pais de 2020 o melhor em vendas do e-commerce brasileiro para esta data: R$ 3,5 bilhões de faturamento, alta de 41% em relação a 2019.
Os dados, que são da Ebit|Nielsen – referência em dados de e-commerce no Brasil, mostram que o número de pedidos foi de 8,2 milhões, aumento de 37% na comparação com o ano anterior. Houve também crescimento no ticket médio que, neste ano, foi de R$ 434, com uma variação de 3% frente ao mesmo período de 2019.
Na análise das performances regionais, o destaque foi para a região Norte com uma alta de 77% no período do Dia dos Pais de 2020, contra o ano anterior. Na sequência, aparece o Nordeste com crescimento de 73% nas vendas, seguido pelo Centro-Oeste (54%), Sul (37%) e Sudeste (30%). Mas, apesar da alta no faturamento nas demais regiões, o Sudeste continua tendo maior peso no faturamento, com 58% de importância nas vendas do e-commerce brasileiro.
De acordo com Julia de Avila, líder da Ebit|Nielsen, o melhor desempenho do comércio online representa a maturidade do setor. Com o consumidor mais seguro para fazer suas compras pela internet, somado ao fato das restrições pela COVID-19 ainda vigentes em algumas regiões e o receio de muitos brasileiros de ir fisicamente às lojas, contribuíram para essa performance positiva do e-commerce.
“Neste ano, vimos uma aceleração nas compras online. O aumento de 41% no faturamento, sobre a mesma data do ano anterior, foi mais que o dobro do crescimento de 20% (R$ 2,5 bilhões) do Dia dos Pais de 2019, na comparação com 2018”, explicou.
O volume de pedidos também mostrou altas expressivas em diferentes regiões do país: Nordeste teve crescimento de 69%, seguido do Sul (+49%), Norte (+44%), Centro-Oeste (+35%) e Sudeste (+27%), dados que reforçam a consolidação do e-commerce nacionalmente, segundo a Ebit|Nielsen.