ABCasa apoia Novembro Azul, que combate o câncer de próstata

Assim como no mês passado, quando apoiou o Outubro Rosa, a ABCasa está engajada no Novembro Azul. Trata-se de uma campanha mundial de conscientização a respeito de doenças masculinas, com foco especial no combate ao câncer de próstata.

A ABCasa vai incentivar seus colaboradores e integrantes das empresas associadas de todo o Brasil a realizarem os exames e seguirem os conceitos recomendados para a boa manutenção da saúde.

O movimento surgiu na Austrália, no ano de 2003, aproveitando o já existente Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado anualmente em 17 de novembro. Em sua versão internacional, a campanha ganha o nome de Movember, uma mistura entre “moustache” (bigode), “move” (se mover, agir) e “november” (novembro). A ideia é que o uso do bigode sirva como um ícone de alerta para que os homens se conscientizem e cuidem mais da saúde.

No Brasil, a jornada de ações foi criada em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, um dos métodos mais recomendados para a detecção de doenças na próstata, inclusive o câncer.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, a doença mata um homem a cada 38 minutos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, é muito importante a realização do exame de toque, para que, em caso de presença da doença, ela seja detectada a tempo.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico da doença na família, obesidade e raça negra, pois homens negros sofrem mais com tal condição), ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.

A indicação da forma de tratamento dependerá da condição atual do paciente, indo de vigilância ativa (monitoramento da evolução da doença) até cirurgia.

Aproveite o mês de novembro para se cuidar: consulte seu urologista e não dê nenhuma chance para o câncer de próstata.

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: https://abcasa.org.br/credenciamento

X