Setor de artigos para casa mostra sua força na 3ª edição da ABCasa Fair

Evento reuniu dezenas de milhares de pessoas, teve mais de 400 expositores, mais de 400 mil produtos e muitas ações especiais para os visitantes

Visitantes de todo o Brasil estiveram na terceira edição da ABCasa Fair, maior feira de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores da América Latina, realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Promovido pela ABCasa, a associação oficial do setor, e exclusivo para lojistas e profissionais do segmento, o evento contou com mais de 400 expositores, entre fabricantes, importadores, distribuidores e artesãos, que levaram aos 70 mil metros quadrados de pavilhão mais de 400 mil produtos, incluindo inúmeros lançamentos.

A programação de conteúdo incluiu cerca de 30 palestras e talks, com nomes de destaque no mundo da decoração, do design, do marketing e da economia, que compartilharam suas experiências e conhecimentos e deram dicas valiosas, como o arquiteto e apresentador Maurício Arruda, a jornalista Miriam Leitão, o florista Vic Meirelles, o designer Pedro Franco e o professor de marketing digital Maurici Jr., entre outros.

Entre as parcerias de marketing, destaque para a Pantone, referência mundial em controle e especificação de cores, e a WGSN, líder mundial em previsão de tendências. A primeira contou com um lounge exclusivo e duas palestras apresentadas por Blanca Lliahnne, CEO da Lexus Groupe, distribuidora autorizada no Brasil, sobre a cor do ano 2018, a ultra violet, que, por sinal, podia ser vista em todos os ambientes da feira; já a segunda consistiu em uma palestra da gerente de contas e pesquisadora Luiza Loyola, que divulgou as tendências do design de interiores.

Na área de serviços aos visitantes, a ABCasa Fair disponibilizou novamente 19 linhas de transporte gratuito, partindo de pontos estratégicos de São Paulo, como hotéis, aeroportos de Guarulhos e Congonhas e estações de metrô. Também foi firmado acordo com o aplicativo Cabify, oferecendo descontos em trajetos de ida e volta do evento, além de serviço de concierge da SPTuris, que indicava atrações e pontos turísticos da capital paulista.

A infraestrutura incluía praça de alimentação, cafés, guarda-volumes, áreas de descanso, pontos de recarga de celular, estacionamento e completa acessibilidade.

As performances da trupe artística Alex Darc entretiam o público, que podiam interagir na brincadeira de escrever seus sonhos em um pedaço de papel e trocar por um bombom Sonho de Valsa oferecido pelas personagens. A ideia era estimular as aspirações dos visitantes.

Prêmio gia 

Uma novidade nesta terceira edição foi o lounge do Prêmio gia, maior premiação mundial do varejo de artigos para casa, onde foram divulgadas as cinco lojas finalistas da etapa nacional, promovida pela ABCasa. O público podia votar na sua loja preferida no totem especialmente instalado no local.

Entre os 106 participantes de todo o Brasil, foram escolhidas, em ordem alfabética: Doural, Maria Pia Casa, Pinheirense, Spicy e Tania Bulhões.

A vencedora, que será conhecida em setembro, garante uma viagem para a final do prêmio, em Chicago, na feira International Home + Housewares Show, que acontecerá entre 2 e 5 de março de 2019, e premiará cinco lojas pelo mundo.

ABCasa Benefícios 

Outra inovação foi o lançamento do programa ABCasa Benefícios. Exclusivo para associados, lojistas e profissionais dos segmentos de atuação da entidade, consiste em uma plataforma de descontos e convênios exclusivos em diversos estabelecimentos, tanto físicos como virtuais.

Já são mais de 100 empresas cadastradas no programa, com vantagens em itens de vestuário, lazer, viagens, cosméticos, educação, hospedagem, ingressos, alimentação e muito mais.

Na ABCasa Fair, vários totens do ABCasa Benefícios permitiram o cadastro dos visitantes e a impressão do cartão exclusivo do programa. Também havia um estande, onde as empresas interessadas em participar eram atendidas pela gerente de parcerias e desenvolvimento, Miryam Tolotto.

ABCasa Natal e Festas 

Em constante crescimento, o mercado de Natal e festas ganhará uma nova feira em 2019. Trata-se da ABCasa Natal e Festas, que será realizada entre 30 de maio e 2 de junho, no Anhembi, em São Paulo (SP). A apresentação oficial aconteceu durante a ABCasa Fair.

Em um estande com um grande painel destacando a novidade, uma família liderada por Papai Noel saudava, interagia e distribuía balas aos visitantes. Na hora do almoço, o grupo ocupava uma bela mesa decorada com motivos natalinos, descontraindo o público na praça de alimentação.

Pesquisa setorial 

A feira de agosto também foi palco para o lançamento da pesquisa setorial do varejo de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, setor que movimentou R$ 54,1 bilhões em 2017. O número faz parte do mapeamento promovido pela ABCasa em parceria com o instituto Iemi, um dos principais canais de informações para diversos setores da economia nacional.

De acordo com a pesquisa, são 173,5 mil pontos de venda em todo o Brasil, dos quais 129,6 mil pontos de venda de varejo especializados em artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, e outros 43,9 mil são não especializados, como lojas de departamentos, variedades e home centers. A mão de obra total empregada pelo varejo corresponde a 2,2 milhões de pessoas. O levantamento será atualizado anualmente, tornando-se uma fonte de referência para o setor.

A quarta edição da ABCasa Fair será realizada em fevereiro de 2019, novamente no Expo Center Norte, com ainda mais atrações.

 

X