Pesquisa aponta o crescimento do E-commerce no setor de artigos para casa
Segundo estudo da Euromonitor International, provedora global de inteligência estratégica de mercado, mais da metade da população global terá acesso à internet em 2019. Com essa informação em mãos, percebemos mais do que nunca a necessidade e a urgência de uma presença online que ofereça aos consumidores uma experiência de venda digital completa.
O estudo Webshoppers realizado pela Ebit sobre comportamento do consumidor na internet, mostra que cerca de 27 milhões de pessoas fizeram compras online nos primeiros 6 meses de 2018, desses, mais de 4 milhões pela primeira vez. São pessoas que querem rapidez e eficiência para consumir produtos de qualidade.
A Pesquisa Setorial realizada pelo IEMI em parceria com a ABCasa, apresentou evidências da consolidação do e-commerce como um canal essencial para a realização de negócios. Apesar de ainda não ser o meio de compra com maior participação no setor de artigos para casa e decoração, o comércio eletrônico é o que mais cresceu neste nicho entre os anos de 2016 e 2017.
Este crescimento do comércio eletrônico nesse mercado deve-se principalmente aos segmentos de Artigos de Presentes, Papelaria e Tabacaria, responsável por 17% das transações, seguidos por Artigos de Uso Doméstico e Pessoal (9%) e Artigos para Decoração (2%).
Analisando dados de transações realizadas pelo consumidor final em 2018, o levantamento realizado pela Ebit trouxe o setor de casa e decoração como o terceiro maior em quantidade de pedidos, chegando a ser responsável por 10,9% das compras, um crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2017. Em volume financeiro, o setor cresceu 29% entre 2017 e 2018, alcançando o quarto lugar.
Porém, é necessário frisar que apenas ter um comércio eletrônico hoje já não é o bastante para o sucesso de uma marca na internet. Garantir uma experiência de compra boa e inovadora no espaço online é o básico para se criar relevância digital, além de ajudar na fidelização do cliente que, ao se deparar com um site completo e bem pensado, pode decidir visitar a loja física em busca da mesma qualidade.
Ou seja, o consumidor não abandonou os estabelecimentos físicos por completo. Não é difícil, por exemplo, encontrar quem faça pesquisas de preço e produto pela internet para depois comprar na loja física. 47% dos participantes de uma pesquisa realizada no começo do ano pela empresa de performance digital Riverbed decidiram visitar o estabelecimento depois de terem acessado um e-commerce de alto nível.
Para economizar tempo, consumidores também optam por retirar na loja física os produtos comprados online, operação chamada de “pick-up store”. Segundo o Ebit, 10% dos pedidos realizados no período da pesquisa tiveram essa integração de canais online e offline (Omminichannel). Essa opção não apenas contribui para o aumento da satisfação dos clientes, já que atrasos e problemas na entrega costumam ser a maior fonte de aborrecimento de consumidores, como também colabora para uma redução de custos logísticos.
Outros passos básicos como uma boa organização e categorização de produtos, tempo de carregamento do site e checkout eficiente devem ser tomados na hora de construir um site de venda. Saem na frente as empresas que possuem sites com layout responsivo, ou seja, páginas que se adequem à celulares, tablets, computadores e qualquer outra plataforma de acesso. No começo de 2018, mais de 32% das transações do e-commerce foram realizadas por meio de dispositivos móveis, apontando uma alta de 41% ante ao mesmo período do ano anterior.
Como associação oficial do setor, a ABCasa promove estudos como a pesquisa setorial, que tragam informações relevantes para que associados entendam melhor as variáveis deste segmento e, assim, alavanquem suas presenças como marcas. Estamos de portas abertas para que empresas do setor busquem conteúdo e suporte para seu desenvolvimento.
Participe da primeira edição da ABCasa Natal & Festas, promovida pela ABCasa – Associação Brasileira de decoração, artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festa e flores – representante oficial do setor. A feira será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Pavilhão Anhembi. A Natal & Festas te colocará em contato com as maiores empresas do segmento, além de revelar as principais tendências e lançamentos do país e do mundo. A estrutura terá o mesmo padrão de atendimento e serviços da ABCasa Fair. Saia na frente e faça o seu credenciamento agora mesmo pelo site https://abcasanatalefestas.com.br/credenciamento/.