Confiança do comércio tem alta de 3,3% em relação a janeiro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 113,2 pontos no mês de fevereiro, mantendo-se acima da zona de indiferença (100 pontos). Na comparação com janeiro, o indicador evoluiu 3,3%, na série com ajuste sazonal. Já ante o mesmo período de 2017, o aumento foi de 18,5%.

O subíndice que mede a avaliação das condições correntes pelo comerciante apresentou aumento mensal de 6,1%, na série com ajuste sazonal, e 46,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste fevereiro, 48,8% dos comerciantes consideram o desempenho do comércio melhor do que há um ano. Em fevereiro de 2017, esse percentual havia atingido 28,4% dos consultados. Apesar disso, o componente continua na zona negativa (abaixo dos 100 pontos), com 90,4 pontos.

Em relação ao ano passado, a percepção dos varejistas sobre as condições atuais melhorou expressivamente em todos os itens avaliados (economia, setor e empresa), com destaque para a economia, com aumento de 69,9%. Agora em fevereiro, 43,2% dos comerciantes consideram que a economia está melhor do que há um ano.

X