Confira dicas para fazer uma decoração escandinava de Natal

Os escandinavos valorizam a entrada da luz natural, uma vez que o clima nórdico os deixa no escuro na maior parte do tempo. Por isso, apreciam tanto o design de móveis e os espaços vazios, além de optarem por cores claras, como o branco e o cinza. Sendo atrativo pela simplicidade que se transforma em elegância, o estilo também adota poucos móveis e muito conforto, que tem como característica o uso de linhas retas, aliado a um visual envolvente e à sofisticação.

A essência é a mesma quando a decoração é natalina. Os traços minimalistas, rústicos e orgânicos do design escandinavo conferem um clima casual e despretensioso para uma das celebrações mais importantes do ano. Confira a seguir algumas ideias para decorar o seu Natal com o melhor do estilo escandinavo:

Árvore

Como a cultura escandinava valoriza a utilização de itens da natureza dentro de casa, a árvore de Natal acaba ocupando o lugar principal na festa, desbancando até mesmo os enfeites, que acabam ficando em segundo plano. Os adornos são pontuais, enquanto os embrulhos podem ser em papéis pardos e os presentes nunca devem atrapalhar o visual da árvore. No caso das árvores sem folhas, as velas tomam o lugar dos enfeites.

Velas

As velas estão entre os itens de decoração mais utilizados pelos escandinavos, pois criam uma atmosfera muito convidativa e aconchegante. Podem ter diversos formatos e tamanhos, sendo importante que tenham cores harmônicas com os tons usados no ambiente (claros, na maioria das vezes). As velas também podem ser adicionadas de forma discreta à decoração como adornos.

Mesa

A cultura escandinava aplica o conceito de essência e a praticidade na montagem das mesas natalinas. Por isso, a ideia é deixar de lado aquilo que é supérfluo e investir em louças e taças de boa qualidade. Para enfeitar, use velas, ramos verdes e pinhas.

Guirlandas

Itens obrigatórios no final do ano, as guirlandas assumem o estilo minimalista no Natal escandinavo. Novelos de lã em guirlandas de corda, com círculos de madeira, folhas artificiais e adornos de bolas pretas e geométricas deixam o ambiente ainda mais charmoso e aconchegante. Folhas secas ou frescas também podem criar composições bem interessantes.

Duendes

Utilize as figuras de Natal que são populares na cultura escandinava: gnomos, duendes, renas e fadas dão um toque especial à decoração quando colocados junto à figura do Papai Noel, o bom velhinho de barba branca montado em seu trenó.

X