Conheça cinco aplicativos mágicos que descomplicam a vida na hora de construir ou reformar

Reformar a casa pode parecer uma missão árdua ou “de outro mundo”, não é mesmo? Porém, hoje em dia, tarefas como medir os móveis, escolher a cor certa para a parede, decidir o lugar ideal para luminárias ou instalar uma prateleira, podem ser facilitadas com a ajuda do smartphone.

Muitos aplicativos para reforma e decoração podem ajudar, tanto a profissionais quanto aos ainda iniciantes, na hora de planejar, testar e escolher as melhores opções para uma obra.

Disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone, o Reforma Ca$a é gratuito e dá aquela força para pessoas sem conhecimento técnico e que desejam saber quanto vão gastar para construir ou reformar os seus imóveis. O aplicativo também ajuda a contratar fornecedores para a realização dos trabalhos.

Com o aplicativo, simular os gastos necessários é simples: basta preencher um cadastro e selecionar o ambiente que deseja reformar, escolhendo o tipo de serviço a ser executado e informando as metragens. Pronto! O Reforma Ca$a gera um resumo do projeto, com lista de materiais e custo de mão de obra por ambiente.

Se for necessário testar a cor de uma parede, por exemplo, o Color Smart (disponível para iOS e Android), da marca de tintas Behr, conta com opções muito úteis, como permitir a descoberta do nome de qualquer tonalidade. Basta tirar uma foto do item escolhido e o código correspondente (de acordo com a paleta da marca) será indicado.

O aplicativo também recomenda combinações cromáticas e permite a aplicação em diferentes ambientes, além de ajudar a calcular a quantidade de tinta necessária para o projeto. Nada de desperdício por aqui!

Para trabalhar com medidas, uma opção recomendada é o Measures Lite (iOS e Android), que auxilia os profissionais a anotar as medidas dos móveis e do ambiente a partir de uma imagem, oferecendo o recurso de organizar as fotos em pastas como “Objetos” ou “Sonhos”, por exemplo.

Já o Magic Plan (iOS e Android) possibilita a elaboração de uma planta virtual e calcula as medidas do ambiente automaticamente, com base em fotos tiradas a partir do próprio aplicativo. Por ser um pouco mais complexo, inclui vídeos tutoriais que ensinam a executar cada passo.

Por último, mas não menos importante, temos o iHandy Level (iOS e Android), que deixará maravilhados todos aqueles que consideram uma missão impossível a fixação correta de prateleiras e quadros. O aplicativo é muito útil por desempenhar a mesma função de uma régua para indicar o nível de inclinação de uma superfície. Basta colocar o celular sob um objeto para checar se o mesmo está inclinado ou não.

Gostou das dicas para descomplicar uma construção ou reforma? Então, mãos à obra!

Quer vender mais? Participe da sexta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 11 a 15 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está busca tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br

X