Cresce participação das mulheres no mercado de trabalho em São Paulo
No Dia Internacional da Mulher, uma boa notícia: as mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho formal do comércio varejista, atacadista e do setor de serviços no Estado de São Paulo, entre 2007 e 2016. Nesse período, houve um crescimento não só em relação ao número total de trabalhadoras, mas também na ocupação de cargos de liderança.
Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), entre 2007 e 2016, a parcela de mulheres com carteira assinada no varejo saltou de 43,5% para 48,2% do total. No atacado, essa proporção passou de 31% para 35,3%, e no setor de serviços, as mulheres, que já eram maioria, viram sua participação aumentar de 50,1% para 53,4%.
Em relação aos cargos de liderança – direção, gerência e supervisão –, no varejo, a proporção avançou de 40,1% em 2007 para 45,6% em 2016. No atacado, foi de 29,8% para 37,1%; e no setor de serviços, de 46% para 49,1%, no mesmo período.
Consumidora mais confiante
Outro dado que merece destaque é o Índice de Confiança das Consumidoras Paulistanas, que registrou alta de 5,6%, ao passar de 113,1 pontos em janeiro para 119,4 pontos em fevereiro. É a maior pontuação desde março de 2014 – no comparativo anual, o crescimento foi de 10,2%.
Inflação, taxa de juros e desemprego afetam diretamente a confiança dos consumidores, mas homens e mulheres parecem reagir de modos distintos. Enquanto os homens indicam estar mais preocupados com a situação do mercado de trabalho, as mulheres se preocupam mais com a inflação, dado o seu impacto sobre o orçamento doméstico.
Reflexos na ABCasa Fair
Um reflexo da participação feminina no mercado pode ser visto pela ABCasa Fair 2018, realizada entre 19 e 23 de fevereiro: 67% do público que visitou a feira era composto por mulheres. O público feminino também é responsável por 90% da presença nas redes sociais da ABCasa.