Cinco dicas para a gestão eficiente de pessoal

Sem sombra de dúvidas, a gestão de pessoas é uma área vital para qualquer negócio. Cada vez mais, é preciso encarar o colaborador como parte de uma engrenagem indispensável para o sucesso de um empreendimento.

Se você quer se destacar e ter um diferencial competitivo significativo em relação aos seus concorrentes, comece agora mesmo a administrar um dos recursos mais valiosos do mercado.

Administrar pessoas vai além de satisfazer os funcionários e deixá-los motivados, é fundamental criar estratégias completas que envolvam toda a organização em busca de desenvolvimento, capacitação e humanização.

Separamos algumas dicas simples e eficientes que você pode aplicar em sua loja para obter melhores resultados:

1 – QUALIFICAÇÃO

Se um funcionário bem qualificado faz toda a diferença no mercado, imagine dentro da sua empresa?! O caminho do sucesso de uma organização passa pelo pessoal bem capacitado.

Oferecer cursos e palestras é uma forma interessante e eficaz de qualificar a equipe. Procure profissionais que estejam familiarizados com a área de atuação do seu negócio e que possam gerar bons resultados.

2 – SELEÇÃO CRITERIOSA

Um processo seletivo exigente irá contribuir para que você tenha na sua equipe pessoas alinhadas com os seus valores. Assim, as chances de mantê-las motivadas serão maiores. Isso também contribui para a retenção de pessoal na empresa, pois a pessoa certa e alinhada com sua filosofia não vai te abandonar de uma hora para a outra.

3 – MOTIVAÇÃO

Um funcionário desmotivado rende muito menos do que é capaz e está sempre mais propenso a ir embora na primeira oportunidade. Busque entender o que motiva cada um de seus colaboradores. Podem ser incentivos financeiros, como salários altos e bônus, propósito da organização, como ações sociais, ou ainda desafios e planos de carreira.

4 – TRABALHO EM EQUIPE

Não é fácil manter um time unido. Cada pessoa tem sua característica e, se a equipe não estiver em sintonia, pode causar problemas à empresa. Aplique estratégias para incentivar o bom relacionamento entre os funcionários: um café da manhã descontraído no final da semana, happy hour em um local descolado, confraternizações em datas especiais e por aí vai…

5 – BEM-ESTAR É FUNDAMENTAL

As pessoas que são o “cartão de visita” de sua loja precisam de bem-estar. Oferecer um ambiente de trabalho agradável fará com que tenham vontade e prazer de estar ali todos os dias. Claro que você precisa cobrar resultados, mas faça isso sem exageros, pois o cansaço dos funcionários e um clima tenso certamente irão prejudicar a produtividade da equipe, refletindo diretamente nos resultados da empresa.

Para conferir mais dicas e novidades, siga-nos em nosso Instagram! @abcasa_oficial

X