Elegância e requinte são as principais características do estilo inglês na decoração

decoração estilo inglês

Quer investir em um estilo de decoração que seja marcado pela elegância e pelo requinte? Então conheça o estilo inglês, tradicional, conservador e bastante rico em detalhes.

Se você já assistiu filmes e séries britânicas, provavelmente já achou o máximo aquele estilo de decoração, seja no interior das casas, seja na área externa. A elegância, nobreza e bom gosto são alvos de desejo para aquelas pessoas que querem levar classe e sofisticação para os seus lares.

A decoração no estilo inglês, obviamente, representa a cultura clássica da Inglaterra. Suas características podem ser facilmente notadas na mobília de luxo – que lembra a realeza inglesa -, no clássico jogo de chá da tarde de porcelana ou, ainda, na forte influência da organização e equilíbrio, nítidos em cada detalhe da decoração de um ambiente.

Mobília

Os móveis do estilo inglês têm a madeira como principal matéria-prima, seja uma estante ou até a cama do quarto. A madeira caoba tem bastante destaque nas peças, que têm como tons principais o castanho e acinzentado.

O estilo também é marcado pelos estofados, móveis com braços e costas e detalhes bem trabalhados, em curvas e escolha de materiais. Destaque para o sofá ou poltrona no estilo Chesterfield, um tipo de estofado dos mais clássicos já criados.

Paredes

estilo inglês de decoração

As paredes também se destacam no estilo inglês. É bastante comum encontrar papeis de parede marcantes ou tons de cores que levam calma para o ambiente e o tornam mais nobre. As opções preferidas são as cores refinadas e os tons pastel.

Além dos papeis de parede – ou adesivos de parede -, molduras trabalhadas em madeira ou gesso também compõem o estilo. Os quadros marcam presença, podendo ser utilizados de duas formas: grandes e únicos ou em composições menores conversando entre si, com molduras elegantes e acabamentos refinados.

Acessórios

estilo inglês de decoração

Entre os elementos decorativos que compõem o ambiente no estilo inglês, estão objetos simbólicos e antiguidades. As peças, que podem ser tanto um quadro quanto uma escultura diferente no canto da sala, contam com um visual especial e ganham importância no ambiente pela história que carregam consigo.

Destaque ainda para abajures, vasos de flores como centro de mesa, lustre de design clássico, almofadas com estampas clássicas e relógios de parede. Luminárias e baús também são elementos que fazem parte do estilo inglês.

Variações

O estilo inglês de decorar inspirou algumas variações, como o cottage, o colonial e o industrial.

O estilo cottage é o estilo inglês com um toque mais romântico e bem iluminado, onde o branco e outros tons claros se destacam no ambiente, desde o piso até o teto. Aqui os tecidos também ganham mais vida com padrões florais e mais alegres.

estilo inglês de decoração

Inspiração Cottage

Já o estilo inglês colonial faz referência ao antigo Reino Unido, em seus tempos coloniais. Ele traz um ambiente exótico, com móveis ou piso escuro, com madeira ou outros materiais antigos. Lembra o estilo Boudoir que já falamos aqui no blog.

Por fim, o estilo inglês industrial traz características mais minimalistas à decoração, com uma pegada no moderno, fazendo referência à época da chegada da Revolução Industrial na Inglaterra.

estilo inglês de decoração       Inspiração Industrial

Destaque para acessórios como luminárias, móveis em ferro ou aço e materiais como o couro.

 

X