Em Paris, Grupo Casino inaugura “Le 4 Casino”, novo conceito de loja

No dia 4 de outubro, o grupo Casino, em parceria com a Prodistribution, inaugurou em Paris, na França, o “Le 4 Casino”, um novo conceito de loja que reúne espaço para compras e alimentação. Próxima ao Champs Élysées, a nova loja conta com oferta única, incluindo um corredor de mercearia gourmet, uma seleção de produtos alimentícios Casino, um grande mix de itens orgânicos e veganos, além de receitas preparadas por marcas ou chefs convidados, um showroom da Cdiscount com espaço para coworking e uma adega de última geração.

Uma variedade de dispositivos digitais aprimora e simplifica a experiência de compra, permitindo aos clientes adquirir produtos 24 horas por dia sem passar por uma caixa registradora, localizar facilmente os produtos na loja, escolher entre uma variedade maior de itens e serviços e encontrar mais informações sobre os itens oferecidos.

Para o CEO do Grupo Casino, Jean-Charles Naouri, o negócio do varejo é centrado na inovação, que vai além da mera tecnologia. Ele explica que, no futuro, a lacuna entre lojas físicas e lojas digitais fechará. Os canais de distribuição física e digital não apenas precisarão se adaptar aos gostos e tendências, mas também terão de antecipá-los.

“Este novo conceito incorpora uma mentalidade inteiramente nova, baseada na adaptação constante, com o objetivo de antecipar e atender as expectativas dos consumidores de forma mais eficaz, mantendo relações estreitas e de confiança com os clientes que fazem compras em lojas de nossas bandeiras”, destaca.

Emmanuel Grenier, presidente do Cdiscount, afirma que o novo espaço é uma oportunidade de expor a concepção de experiência aos clientes: uma abordagem fluida e simplificada, multicanal, e completamente integrada aos momentos da vida.

Um display digital de realidade aumentada, visível pela vitrine, oferece uma nova experiência aos consumidores. Os clientes podem optar entre uma seleção de itens gourmet cuidadosamente escolhidos, provar pratos preparados por um chef convidado e fazer suas compras diárias utilizando uma parede digital gigantesca, a chamada Picking Wall, por meio da qual eles têm acesso total ao portfólio da loja online do Casino, para entrega à domicílio.

A nova loja é resultado de um trabalho colaborativo realizado por cerca de 15 diferentes parceiros do setor de varejo. A tecnologia enriquece a experiência do consumidor, oferecendo serviços criativos, como geolocalização de produtos na loja, geração de rotas de compras e soluções para assistência totalmente personalizada ao cliente e checkout fácil.

Segundo Moez Alexandre Zouari, presidente e diretor Executivo da Prodistribution, em um momento em que as pessoas estão expressando incerteza sobre o futuro das lojas físicas, os varejistas estão lançando lojas automatizadas. “Acredito que devemos dar ao ser humano um papel ainda mais vital, de liderança. É por isso que imaginamos um lugar onde marcas convidadas, chefs e produtores de artesanato possam estar presentes e interagir, na prática, com os consumidores, apresentando seu trabalho, criando diálogo e incorporando a proximidade”, conclui.

X