A importância da gestão de pessoas para o sucesso da sua loja

Se a sua loja tem dificuldades para reter e motivar funcionários, talvez você não esteja trabalhando bem a gestão de pessoas. Uma pesquisa recente do site Love Mondays revelou informações valiosas para motivar e encontrar os profissionais ideais para o seu negócio.

De acordo com o estudo, entre os principais fatores responsáveis pelo brasileiro aceitar ou não um emprego estão o salário, as oportunidades de promoção de carreira e a qualidade de vida. Outros fatores como localização e benefícios como vale refeição, vale transporte e plano de saúde também são apontados na pesquisa.

Estar atento ao mercado e aos anseios dos colaboradores pode contribuir para que o turnover seja reduzido no negócio. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que três em cada dez brasileiros ficam no mesmo emprego por apenas dois anos.

Para não perder um bom profissional, é preciso investimento em treinamentos, traçar um bom programa de benefícios e, se possível, um plano de carreira para os funcionários.

Muitos empregados também se queixam de seus líderes, então você pode reavaliar algumas práticas junto a eles e verificar se elas são corretas. Pessoas necessitam, principalmente, de reconhecimento e motivação, itens possíveis de se proporcionar.

Deixe bem claro para seus colaboradores e possíveis candidatos qual é a política salarial que você pratica, os benefícios incluídos, se existem oportunidades de crescimento dentro da loja, quais as suas expectativas e metas para o trabalho que será feito, a cultura organizacional e os valores da empresa, os direitos e deveres, a flexibilidade, entre outros itens do gênero.

Estar sempre aberto para feedbacks é fundamental para corrigir a rota do negócio. Independente do número de funcionários, reúna-os com frequência, mostre a situação da empresa e permita e incentive que deem sugestões para melhoria de processos internos.

E, claro, nem tudo depende apenas do lojista: perfil e temperamento do empregado também contam. Igualmente deverá estar em seu planejamento a possível resolução de conflitos internos, que invariavelmente surgem. Mas concorda conosco que em um ambiente legal, com a gestão adequada e o devido reconhecimento dos funcionários, as chances de brigas são bem menores?

Se a única solução for demitir algum funcionário, seja claro e direto, sem rodeios. Relembre se já tiver dado algum feedback negativo anteriormente e tome cuidado para não tornar a situação emocional, lamentando-se. Sempre deixe claro que não se trata de algo pessoal.

Agradeça pelos serviços prestados, responda os questionamentos e deixe a pessoa se expressar, mas ressalte que a situação é irreversível. Seja transparente também com o restante da equipe, evitando fofocas, ao explicar que a demissão foi necessária e que o trabalho deve continuar.

Vale lembrar que já existem aplicativos para tablets e smartphones que ajudam a gerenciar sua equipe. Esses dispositivos oferecem gráficos de desempenho e resultados, entre outras funcionalidades. Em muitos casos, ter um profissional ou uma consultoria de recursos humanos para lhe ajudar a gerenciar isso também é recomendável.

Estar antenado às diversas formas de fazer a gestão de pessoas em sua loja vai ajudar o seu negócio prosperar com a equipe certa. É um grande desafio, que, se bem feito, só vai trazer ainda mais sucesso para o seu empreendimento.

Para você vender mais, uma dica imperdível: programe-se para a sexta edição da ABCasa Fair, de 11 a 15 de fevereiro de 2020, no Expo Center Norte. O credenciamento será aberto em breve!

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