Instituto Europeo di Design coordenou painel no primeiro dia de ABCasa Fair

Lojistas e profissionais dos segmentos de casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores de todo o Brasil participaram de um painel na tarde desta sexta-feira, coordenado pelo Instituto Europeo di Design (IED).

Alessandro Bergamin, Cintia Lie Matuzawa e Mônica Novaes conduziram o painel com o tema “Como aquecer as vendas do dia a dia valorizando os produtos, o design e o visual merchandising em sua loja”.

Alessandro é arquiteto, atua na área de decoração e design e é fundador do Studio Bergamin, loja eclética que reúne peças criadas manualmente pelo próprio profissional. Cintia atua no varejo da moda, oferecendo consultorias e desenvolvendo projetos de design com foco em visual merchandising, e também é coordenadora do curso “One Year em Retail Design & Visual”, do IED.  Já Mônica esteve por 28 anos à frente da renomada marca Kamy Tapetes como gerente geral de produtos, cargo no qual ampliou sua bagagem sobre diversos segmentos da arte.

O público participante teve acesso a uma série de informações e dicas para melhorar o seu negócio, modernizar a sua loja e, consequentemente, vender mais. Temas como layout, vitrine e exposição de produtos foram abordados pelos profissionais.

“Além de toda a crise financeira e política que estamos passando, temos toda essa coisa da tecnologia digital, que está trazendo uma mudança muito rápida para o ponto de venda e para a indústria, deixando muitos lojistas com dúvidas”, explicou Cintia.

De acordo com a profissional, em primeiro lugar o lojista precisa saber quem e qual é o seu público alvo, além de estabelecer o diferencial de sua empresa no mercado e, a partir disso, escolher os produtos que irá vender em sua loja.

“As pessoas estão comprando, comprando, comprando e, muitas vezes, aleatoriamente. Assim, elas acabam por não vender”, explicou Cintia. “Hoje você tem que falar com uma pessoa especificamente para ela se identificar e consumir aquilo, não só como produto, mas como ideias também”, completou.

O evento faz parte da grade de talks e palestras da quinta edição da ABCasaFair, que será realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, até o dia 20 de agosto.

X