Tendências do consumidor de supermercados: itens de decoração e UD estão entre os mais comprados pela internet
A pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019” da Associação Paulista de Supermercados (APAS), conduzida pelo IBOPE Inteligência, revela o perfil do consumidor brasileiro, que vive a era do omnichannel. Ainda que voltada para os supermercados, os resultados da pesquisa também indicam comportamentos sobre artigos de casa e decoração, público-alvo da ABCasa.
O estudo, que ouviu mais de 2.000 brasileiros acima de 16 anos, representando um universo de 162 milhões de pessoas de diferentes classes sociais e idades, mostra que nos quatro cantos do Brasil o setor de vendas está diante de um consumidor multicanal.
Pesquisa de preços
Mesmo em plena era digital, o estudo ainda mostra que 56% das pessoas utilizam os tradicionais folhetos e jornais impressos para pesquisar os preços de suas compras – o percentual sobe para 60% na região Centro-Oeste do país. Quase empatadas com a internet, estão as pesquisas realizadas pelo aplicativo de celular, com 28% do total. A preferência quase não se distingue por classe social – os aplicativos concentraram 28% das respostas na classe A e 29% nas classes C1, C2, D e E.
“Vemos um potencial incrível na internet e nos aplicativos, que representam uma parcela significante da população. Estar presente no mundo online é fator obrigatório para o sucesso”, orienta Ronaldo dos Santos, presidente da APAS.
Compras pela internet
A pesquisa aponta que 15% dos consumidores brasileiros já fazem suas compras de produtos pela internet. Esta preferência atinge 19% na classe A e, na classe C1, 16%. Homens e mulheres estão praticamente empatados, com 15% e 14%, respectivamente, e este hábito é mais frequente entre jovens de até 24 anos – 18%, ante 10% dos com 55 anos ou mais. “Sem dúvida esse resultado mostra um consumidor que busca preço e conveniência”, afirma o economista da APAS, Thiago Berka.
Dentre os itens prediletos nas compras no formato online, a liderança fica por conta de produtos de higiene pessoal e beleza, com 57%. Se levadas em consideração todas as classes e gêneros, a classe B1 (69%) e as mulheres (61%) são os públicos que mais gostam de comprar essa categoria pela internet.
Logo em seguida aos produtos de higiene pessoal e beleza, surgem as compras de itens de decoração e utilidades domésticas (50%). Observando cada região do país, o consumidor da região Sul é líder na compra online de produtos de decoração e utilidades (59%).
Para o economista da APAS, o consumidor mais informado e com mais acesso quer mais por menos, com muita conveniência. Berka afirma que, se o varejista quer manter o seu tíquete médio na média geral, terá que investir no universo online. “Caso contrário, há um sério risco de ter uma redução no número de clientes comprando. Apenas fazer promoções com redução de preços não vai resolver o problema”, alerta.
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