Faça do marketing um aliado para o sucesso da sua loja
Você quer montar uma loja? Ou até já montou? Fique sabendo que existe um item muito importante para o sucesso do seu estabelecimento: o marketing. Muitos pensam que ele deve ser praticado apenas por grandes empresas. Longe disso: o marketing está onde você menos imagina.
Uma boa gestão de comunicação vai garantir à sua loja que os clientes fiquem sabendo sobre campanhas e promoções realizadas, que encontrem os produtos que desejam e, principalmente, você vai saber tudo sobre os hábitos de consumo e movimentação no local.
Comunicação visual e internet
Para impactar as pessoas e firmar sua loja no mercado, tudo começa com a marca. É preciso ter uma marca bem elaborada, com visual impactante, para atrair potenciais consumidores.
A comunicação da loja precisa ser padronizada, seja em folders, panfletos, sacolas, no site, enfim, em tudo que fizer. A fachada, organização da loja e a vitrine também são itens essenciais. Você sabia que uma vitrine chamativa representa até 74% das vendas? Pois é…
É muito importante também que seja feito um estudo sobre as mídias que mais impactam os consumidores da região. Televisão ou rádio? Um jornal ou revista do bairro? Anúncio no Google? E-mail marketing? Enfim, são muitas opções.
Você pode fazer uma breve pesquisa com os clientes, oferecendo algo em troca, como um desconto ou um brinde, e obter essas informações. Também vale uma consultoria com uma agência de propaganda, que terá todas as ferramentas para fazer esses levantamentos.
Muita gente teme a internet e as redes sociais. Mas, atualmente, não dá para ficar de fora. Sua loja precisa ter um site, contendo horários de funcionamento, meios de contato, produtos oferecidos e divulgar essas informações maciçamente nas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Vale anunciar novos produtos que chegaram, promoções, fazer posts bem-humorados que vão de encontro ao seu público, etc. Verifique a qualidade e padronização das imagens utilizadas (inclusive se elas não possuem direitos autorais) e também na ortografia dos textos – um erro de português pode ser fatal.
Avaliações
Fique de olho nas avaliações que os clientes fazem – atualmente, muita gente se guia através disso para ir ou não ao local. Responda todas as interações nas redes sociais com transparência e conseguirá engajar os usuários. Acredite, eles vão ser os melhores divulgadores do estabelecimento.
Se quiser montar um e-commerce, pense que ele será uma extensão da loja, portanto deverá dedicar a mesma atenção que concede aos clientes físicos. Aí pode entrar, novamente, o trabalho de uma agência especializada.
Dados e hábitos dos consumidores
Um dos itens mais importantes nesse segmento é o CRM. Calma, explicaremos: trata-se do Customer Relationship Management, ou seja, o bom e velho cadastro dos clientes. Existem softwares e aplicativos que lhe ajudam a fazer isso. Dessa forma, você terá em suas mãos todos os dados dos clientes, os padrões de compra, quanto ele costuma gastar em cada ida à loja, entre outras valiosas informações.
Com posse dos vários perfis de consumidores, o ideal é separá-los em grupos para estabelecer diferentes estratégias de vendas. Com o uso do CRM, conhecerá seu cliente a fundo e terá a chance de encantá-lo.
Você também vai lidar com clientes que não são assíduos de sua loja. Compraram apenas uma vez e nunca mais voltaram. Como fazer neste caso? Pode solicitar uma avaliação do atendimento, pedir sugestões ou perguntar se ele encontrou tudo que queria. Em algumas ocasiões do ano, como aniversário, dia das mães, dia dos pais, natal, pode presentear com cupons de desconto ou fazer alguma promoção específica.
Inovação e qualidade
Lembre-se que não dá para sair colocando tudo que existe à venda em sua loja. Quanto mais específico for o portfólio, maior a chance de emplacar. O cliente vai saber que quando precisar de produtos daquele segmento encontrará contigo. Aí entram também inovação e qualidade. Por isso, é importante ser criterioso, pois, se pensar apenas em lucratividade, poderá ficar com produtos de baixa aceitação, prejudicando, justamente, seus ganhos.
Mas não basta fazer tudo isso se sua equipe não estiver bem orientada. Saiba que é importante manter seus funcionários informados sobre tudo que acontece no local. Eles precisam ser os primeiros a saber das novidades, para que possam responder corretamente todas as dúvidas dos clientes, além de indicar os produtos certos. Não é chato chegar em uma loja, perguntar sobre algum produto e o atendente não sabe responder? Então, pense nisso…
No entanto, nenhuma dessas dicas supera o bom atendimento. Esse é o melhor marketing que uma loja pode ter. Isso fica guardado na memória do cliente. Dedique-se a estudar e também capacitar sua equipe para que saibam tudo sobre os produtos vendidos. Assegure-se que o cliente ficou satisfeito – isso também é muito importante.
Só sobrevive no mercado atual quem sabe ser diferenciado. Use o marketing como um aliado para fazer o seu negócio ter muito sucesso.
Para você vender mais, uma dica imperdível: programe-se para a sexta edição da ABCasa Fair, de 11 a 15 de fevereiro de 2020, no Expo Center Norte. O credenciamento será aberto em breve!