Em novembro, MASP comemora 50 anos do edifício projetado por Lina Bo Bardi

Inaugurado em 7 de novembro de 1968, o prédio que abriga o Museu de Arte de São Paulo (MASP), projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, está completando meio século de existência. Para comemorar o marco, o espaço recebeu recentemente o seminário internacional “O Masp de Lina – 50 anos do edifício na Avenida Paulista”, que contou com a presença da ABCasa, através de seu núcleo ABCasa Cultural.

O encontro contou com a participação de arquitetos, historiadores e curadores nacionais e estrangeiros, que discutiram a arquitetura do edifício, os impactos do projeto na vida cotidiana da cidade de São Paulo e os usos sociais e políticos do vão do MASP, além de apresentar diálogos entre profissionais que trabalharam com Lina na construção e fotógrafas que realizaram ensaios inéditos sobre o prédio.

Para Guilherme Giufrida, da equipe de curadoria do museu e um dos organizadores do seminário, a intenção do evento foi refletir não só sobre a atualidade da estrutura do edifício, que continua firme, forte e inovador na sua construção, mas também sobre os materiais utilizados, as técnicas e a estrutura.

“É importante observar a atualidade de seus espaços. O vão livre, por exemplo, que até hoje é um espaço nem um pouco vazio, mas uma moldura sobre a cidade, vem estimulando a democracia. A cidade comporta muito bem todas as atividades. Mas o MASP é o principal espaço público de sociabilidade até hoje, inventado com muita intenção e clareza pela Lina Bo Bardi, com um projeto dos anos 60”, destaca.

Segundo o curador, o quarteirão que forma o MASP, o prédio, as galerias e o subterrâneo representam a visão de cidade de Lina Bo Bardi. “Inserir o prédio na trajetória da arquiteta, observar as viagens que fazia da Itália para São Paulo, entre São Paulo e Salvador, entre a cultura erudita e a popular, entre as elites e as classes populares, nota-se que Lina queria trazer um experimento de museu na fisicalidade, pois isso já estava presente no projeto do MASP na Rua 7 de Abril, que é a primeira sede, anterior a esse edifício”, lembra.

Giufrida ainda ressalta que Lina Bo Bardi projetou o prédio com arquitetura para um novo museu de arte em São Paulo, que teria o maior acervo de arte europeia no hemisfério sul e que não seria um museu apenas dessa cultura erudita, da contemplação distante de uma arte aurática, mas traria para o cotidiano as experiências diretas que as pessoas têm com a estética, com a visualidade, e além disso, localizaria o MASP na produção dos arquitetos modernos do século 20.

Confira no vídeo abaixo a cobertura do evento feita pela ABCasa TV:

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: https://abcasa.org.br/credenciamento

X