No Rio de Janeiro, UIA confere e aprova os preparativos para o Congresso Mundial de Arquitetos

A cúpula mundial da Arquitetura esteve no Rio. Visitaram a cidade membros do Conselho da União Internacional de Arquitetos (UIA), vindos de 35 diferentes países – incluindo Malásia, Romênia, China, Quênia, Grécia, Azerbaijão, Rússia, Índia, Uganda, Egito, Senegal, México e Austrália, entre outros.

Eles vieram para a 139ª reunião semestral do conselho da entidade. A diretoria da UIA também participa de reuniões com o Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que conta com o apoio da ABCasa.

No dia 23 de janeiro foi apresentado um amplo panorama dos preparativos para o evento. Secretário Geral da UIA, o romeno Serban Tiganas se disse satisfeito com o conjunto de atividades, que envolve seleção de artigos e projetos, comunicação, inscrições, captação de recursos, programação, seleção e alocação de eventos culturais, planejamento e comercialização da UIA2020RIO Expo e muito mais. “Temos um desafio grande, mas estamos caminhando bem, nas diversas frentes”, resumiu após a reunião.

Vice-presidente da UIA para Ásia e Oceania, o coreano Jong Ruhl elogiou o programa do Congresso: “temos bons temas e um excelente time de palestrantes”.

As submissões de projetos e artigos – quase 900 de candidatos de 61 países – também surpreendeu positivamente a direção da UIA. “É um número relevante e ficou comprovado o interesse estrangeiro”, disse Pierre Sauver, da Bélgica, tesoureiro e representante da Europa Ocidental no Conselho da UIA.

“Até esse momento, o Congresso tem se mostrado vigoroso. Será um laboratório aberto, vivo, para estudos globais. Já se pode perceber que será um marco muito importante”, comentou o vice-presidente da UIA para as Américas, o brasileiro Roberto Simon.

Paralelamente à reunião da diretoria com o Comitê Executivo do UIA2020RIO, estiveram também reunidos os membros da UIA Professional Practice Commission (PPC). Codiretor da comissão, o americano James Wright, em sua primeira visita ao Brasil, se disse muito entusiasmado com o Congresso: “Será uma oportunidade perfeita para arquitetos do mundo todo aprenderem sobre cultura. O Rio de Janeiro é uma mistura de muitas culturas e tem ricas tradições. Isso fica evidente nesse local em que estamos – um centro de artesanato. Está sendo uma ótima experiência e será para todos que vierem em julho”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do site https://www.uia2020rio.archi/.

Garanta já o seu lugar na segunda edição da Natal, Festas & Parques da ABCasa, que será realizada entre 21 e 24 de maio, no Anhembi, na capital paulista. Teremos mais de 150 expositores, que vão apresentar novidades do mundo inteiro! A Natal, Festas & Parques também conta com uma extensa grade de palestras, talks e workshops com renomados profissionais do setor, a primeira edição do Ballon Meeting Brasil, completa infraestrutura, contando com diversas linhas de transporte gratuito, praça de alimentação com inúmeras opções, boulevard de doces, lounges para descanso, pontos de recarga de celular, café e água grátis e guarda-volumes, entre outras facilidades para o público. E é a única feira do setor que oferece prêmios aos visitantes compradores, através da promoção “Compre Mais e Gaste Menos”. O credenciamento antecipado para a Natal, Festas & Parques da ABCasa pode ser realizado através do site www.abcasanatalefestas.com.br.

X