Pé Palito: um clássico atemporal para todos os ambientes

A estória de amor do mundo da decoração com os móveis com pé palito começou há muito tempo atrás, após a segunda grande guerra, nos anos 1940. Sem uma origem precisa, o estilo de móvel surgiu com o movimento futurista da época e teve um impacto considerável na história da decoração e do design.

Os pés alongados e finos em formato de cones geralmente inclinados para fora transmitem um ar de leveza para o móvel e, consequentemente, para o ambiente. Era tudo o que o mundo e as pessoas precisavam naquela época, que passava por grandes mudanças.

O futuro era aguardado com inquietude e aviões supersônicos. Arte moderna e desenhos com robôs se tornaram ícones da época, assim como os móveis com pé palito que quebravam as linhas duras e sérias do modernismo e ganhavam espaço através do consumismo forte vivido até então, o “american way of life” (estilo americano de vida).

No Brasil, a utilização dos móveis com pé palito foi iniciada em 1960, ganhando novas influências de designers nacionais de renome como Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues e Zanine Caldas.

A contribuição desses designers criou um conceito nacionalista para o móvel brasileiro e, desde então, existem móveis com essa influência: uso da madeira, da palhinha e do couro.

Força do pé palito

À primeira vista, observar um móvel grande como um sofá, uma mesa ou uma cama sustentado por pés “frágeis” (ou desproporcionais) traz um misto de encantamento e intriga.

Como aqueles pezinhos suportam algo maior e mais pesado? Os pés desse tipo de móvel foram resultados de uma inovação tecnológica da época. Em dado momento, especialistas perceberam que se os pés dos móveis fossem cônicos e ligeiramente oblíquos, seriam capazes de lidar melhor com o peso e a pressão do seu uso.

A opção pelos pés palito garantia, ainda, economia, uma vez que menos material era gasto na produção dos móveis em comparação com os pés grossos e retos das peças antigas.

Decoração

Naturalmente, os móveis com pé palito são amplamente utilizados em projetos de decoração que envolvem o estilo retrô, gerando espaços muito interessantes. Porém, as características dos móveis fizeram com que se tornassem atemporais, capazes de transitar entre estilos de diferentes épocas e lugares, uma versatilidade que possibilita contar com exemplares desses móveis em qualquer cômodo da casa.

É possível ter móveis com pé palito em diferentes ambientes, como sala, quarto, cozinha e, pasmem, até mesmo no banheiro ou em espaços externos. Confira algumas opções:

Sala

As opções de móveis com pé palito para a sala são as mais diversas: racks, poltronas, estantes, mesinhas de centro, cadeiras e sofás. Aparadores, bancos e puffs também fazem parte da lista.

Cada peça conta com sua beleza e estilo, bastando seguir a mesma linha do restante da decoração da casa, combinando um ambiente perfeito.

Quarto

No quarto a utilização desses móveis também é variada e interessante. Cômodas e sapateiras são os itens mais comuns e deixam o quarto mais aconchegante e com um toque que mistura o vintage e o moderno.

Camas nesse estilo até existem, mas não são muito comuns, enquanto os berços com pé palito são mais fabricados, assim como mesas de cabeceira.

Mas, sem dúvida, uma tendência que cresce cada vez mais é a utilização de móveis palito para compor espaços de home office dentro dos quartos. É possível aproveitar o espaço utilizando mesas, escrivaninhas e cadeiras nesse estilo, deixando o ambiente aconchegante. O resultado é incrível!

Cozinha e Banheiro

Calma! Sabemos que são ambientes totalmente diferentes, mas as opções para a cozinha e o banheiro não são tantas assim.

Na cozinha, as alternativas que existem causam bastante impacto na disposição do cômodo, como mesas de jantar acompanhadas por cadeiras do mesmo tipo. Outras opções incluem armários, despensas e acessórios como fruteiras.

Já no banheiro, opções como armários, banquinhos e móveis de apoio são as mais utilizadas.

X