Tons de rosa, estilo industrial e lhamas estão entre as principais tendências de decoração para 2018

A ABCasa Fair apresentou diversas tendências de decoração no evento realizado entre 19 e 23 de fevereiro.

A decoradora e influenciadora digital Natalia Ribeiro e a arquiteta e decoradora Luziane Paulino indicaram as principais tendências expostas na segunda edição da feira.

Tons de rosa

Assim como o violeta, que veio como tendência forte em 2018 (o Ultravioleta foi escolhida como a cor do ano pela Pantone), o rosa também esteve muito presente nos objetos vistos na feira, indo desde os tons mais suaves, como pêssego, até os mais fortes, puxando para o vermelho.

“Uma pesquisa recente do Instagram mostrou que os filtros com tons de rosa estão entre os mais usados no aplicativo. É uma cor que remete ao aconchego da infância e teve uma presença forte na ABCasa Fair, tanto na área de decoração – especialmente em objetos com detalhes em bronze e ouro rosa – quanto na parte de papelaria, flores e utilidades domésticas”, diz Natalia.

Formas orgânicas 

Móveis e objetos com linhas mais arredondadas vieram com força nesta edição. Vasos, cadeiras, mesas e quadros foram alguns dos objetos que neste ano apresentaram formas mais orgânicas, muitas vezes combinadas a linhas geométricas, estilo que predominou nos anos anteriores. 

Estilo industrial 

Marcado pelo uso de cimento, estruturas metálicas e cores como branco, cinza e preto, o estilo industrial continua muito forte na decoração. Inspirado no estilo nórdico, ele traz móveis e objetos com linhas limpas e sem muitos detalhes. “Hoje enfrentamos o tempo todo uma enxurrada de informações visuais, por isso as pessoas estão buscando ambientes mais neutros, para equilibrar esse excesso. Com isso, o estilo industrial fica ainda mais em evidência”, explica Natalia. 

Metalizados 

Cores metalizadas foram muito usadas em móveis e objetos que compõem os detalhes da decoração. “Vasos que mesclam concreto e elementos metálicos e luminárias de metal foram alguns dos itens que usaram muito essa tendência”, aponta Luziane. 

Lhamas 

Flamingos, cactos e abacaxis foram os queridinhos dos objetos de decoração nos últimos anos, mas agora chegou a vez das lhamas. Elas apareceram tanto em objetos de decoração quanto na área de papelaria e na de utilidades domésticas. “É uma tendência muito forte para 2018 e deve permanecer no próximo ano”, diz Natalia. 

Objetos multiuso

Móveis e objetos com múltiplas utilidades foram outra tendência vista na segunda edição da feira. “Banquetas que viram mesa e baús que podem ser usados como bancos são exemplos dos móveis multiuso que fizeram parte do catálogo de expositores e indicam uma busca por praticidade”, conclui Luziane.

X