Quais as expectativas para sua loja em 2020?

O começo de ano significa um início de ciclo em muitos sentidos e com o mundo dos negócios não é diferente. Assim como se criam expectativas pessoais para os próximos meses, é necessário também aplicar esse mesmo princípio para a vida profissional, seja ela qual for. Quando se tem o próprio negócio, então, essa necessidade se torna cada vez mais urgente. Assim ficam as perguntas: quais as expectativas para sua loja neste ano? Você já definiu onde quer chegar? O que vai fazer para torná-las realidade?

A diretora da CasaClube, Luciana Locchi, compartilhou dicas essenciais para lojistas traçarem as metas do ano. A consultora possui uma larga trajetória no mundo dos negócios e mostrou o que fazer para garantir um ano de sucesso para sua loja. Confira:

Faça uma retrospectiva

Antes de definir as metas para o novo ano, reflita sobre o desempenho do seu negócio em 2019. Nesse momento, é importante identificar quais foram as ações que deram certo e que fizeram sua loja decolar nos resultados, como também as que não deram tão certo e que podem servir como lição para a equipe. Levante também quais os pontos fracos e fortes destacados no seu negócio nesse período.

Defina metas

Depois de refletir sobre o ano que passou, é chegada a hora de definir as novas metas e objetivos. Inclua nessa relação todas as partes envolvidas no seu negócio, desde a área de vendas até o marketing e determine metas para todas. É muito importante pensar em objetivos tangíveis e que realmente tenham valor para o seu negócio. Número de seguidores no Instagram ou quantidade de curtidas no Facebook são métricas de vaidade e não terão real impacto sobre seu negócio. Por outro lado, reforçar o time de vendas, melhorar a comunicação com o cliente ou aumentar as vendas de um segmento na sua loja são objetivos realmente significantes. Tudo vai depender, é claro, do perfil e das necessidades de cada loja.

Faça um planejamento

Sejam quais forem as suas expectativas, elas precisam de um planejamento estratégico para se tornarem possíveis. E para ser bem sucedido, o seu planejamento anual precisa considerar fatores internos, que dependem do empresário e do negócio, e externos, que dependem do mercado, cenário econômico, taxa de câmbio, entre outros. Feito isso, trace prazos para realização das suas metas e defina quais os passos necessários e funcionários envolvidos em cada uma delas. Projetar diferentes cenários e estar preparado para os imprevistos é uma excelente “carta na manga”.

Seja amigo do calendário

Embora façam parte do planejamento, as datas sazonais precisam de um tópico à parte. Além de impulsionar as vendas e aquecer a economia, essas datas são ótimas ocasiões para fidelizar clientes. Não aproveitar essas épocas para fortalecer a presença da sua marca pode causar desvantagem competitiva. Dessa forma, elabore um planejamento estratégico para cada data especial pensando em ações de venda diferenciadas, que conquistem o cliente e despertam nele a vontade de voltar sempre.

Alinhe sua equipe

O início do ano também é propício para reafirmar sua missão, visão e valores com o seu time. É muito importante que todos os seus funcionários estejam alinhados em torno do mesmo objetivo e, da mesma forma, entusiasmados para começar mais um ano. Esse clima de recomeço é ideal para ouvir de cada um deles o que pode ser melhorado em termos de atendimento, qualidade na entrega do produto, ações de vendas, entre outros. Reestruturar a equipe, atribuir responsabilidades, planejar férias e treinamentos são outras ações que podem ser feitas e/ou planejadas nesse período.

Monitore os resultados

Após implementar as novas estratégias para sua loja, o passo seguinte é monitorar o desempenho de tudo o que está sendo feito. Esse acompanhamento regular possibilitará que você enxergue o que está funcionando no seu negócio e se será preciso ajustar algum ponto no seu planejamento. Caso as coisas não estejam como o esperado, considere fazer mudanças no seu planejamento inicial e tente caminhos alternativos. O aconselhado é fazer esse controle mensalmente ou a cada quinze dias, pelo menos.

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