São Paulo lidera consumo de decoração no Brasil

A capital de São Paulo segue na liderança da lista das cidades que mais consomem produtos e serviços do segmento de casa e decoração, com dados revelados por uma pesquisa inédita feita ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores), em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial)

A cidade de São Paulo teve uma participação no consumo total da categoria estimado em uma porcentagem de 9,2%. Logo após, segue em segundo lugar a cidade do Rio de Janeiro, Brasília em terceiro, Porto Alegre em quarto e Belo Horizonte fechando o top 05.

A força do setor na economia nacional 

O setor de artigos para casa foi responsável por movimentar R$ 96,3 bilhões na economia brasileira em 2022. Segundo a pesquisa realizada pela ABCasa em parceria com o IEMI, a indústria do segmento também movimentou o mercado de trabalho em 2022 com a geração de 458,5 mil empregos diretos.  

Segundo o levantamento, o setor de artigos para casa no Brasil contava com 238,8 mil pontos de venda em 2022, o que totalizou uma taxa de crescimento anual de 6.1% no período de 2019 a 2022. As regiões Sul e Sudeste do país concentram 70.2% dessas lojas, enquanto a região Nordeste é responsável por 17.8%.

O varejo físico movimentou aproximadamente R$ 82.5 bilhões em 2022, representando 85.7% do mercado. O e-commerce também obteve um desempenho expressivo, sendo responsável por movimentar R$13.8 bilhões, o que corresponde a 14.3% das vendas de artigos do segmento, com uma taxa de crescimento anual de 46.1% no período de 2019 a 2022.

Crescimento da indústria local 

A pesquisa também ilustrou as oportunidades de crescimento para a indústria de São Paulo, com a produção a valores de fábrica atingindo R$ 54 bilhões em 2022. As exportações totalizaram R$ 897 milhões – os Estados Unidos foram o principal comprador, com 35,2%, correspondendo a US$ 315.7 milhões, seguido pela Argentina, com 8,7%.4

“O nosso setor, junto com o da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”, comenta Eduardo Cincinato, Presidente da ABCasa.

ABCasa Business Intelligence

A pesquisa Setorial IEMI ABCasa faz parte das iniciativas de Business Intelligence da Associação. A área de Inteligência de Mercado analisa dados demográficos, econômicos, perfis de consumo e tendências do segmento que possam auxiliar empresas e profissionais a entenderem melhor o desempenho deste

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