Belo Horizonte lidera consumo de decoração no Brasil

Belo Horizonte está no TOP-05 cidades que lideram o ranking de consumo de artigos para casa e decoração no país. O dado aparece na pesquisa setorial realizada pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial). O estudo indica que a capital mineira no consumo da categoria teve participação de 2,4% em 2022.

Apesar de permanecer no grupo das cinco maiores cidades com potencial de consumo, houve uma queda de 2,73% entre 2018 (ocupando a 3ª posição) e 2019 (caindo para a 4ª posição), chegando a 1,9%. O fato de continuar na 5ª posição em 2022, com um percentual de 2,4%, simboliza uma projeção de crescimento anual para Belo Horizonte.

A capital de Minas Gerais está como a 5ª capital no ranking geral, sendo a terceira cidade melhor posicionada na região Sudeste. Nesse cenário, supera cidades como Salvador (6ª), Curitiba (7ª), Recife (8ª), Fortaleza (9ª) e Goiânia (10ª).

A força do setor na economia nacional 

O setor de artigos para casa foi responsável por movimentar R$ 96,3 bilhões na economia brasileira em 2022. Segundo a pesquisa realizada pela ABCasa em parceria com o IEMI, a indústria do segmento também movimentou o mercado de trabalho em 2022 com a geração de 458,5 mil empregos diretos.  

Segundo o levantamento, o setor de artigos para casa no Brasil contava com 238,8 mil pontos de venda em 2022, o que totalizou uma taxa de crescimento anual de 6.1% no período de 2019 a 2022. As regiões Sul e Sudeste do país concentram 70.2% dessas lojas, enquanto a região Nordeste é responsável por 17.8%.

O varejo físico movimentou aproximadamente R$ 82.5 bilhões em 2022, representando 85.7% do mercado. O e-commerce também obteve um desempenho expressivo, sendo responsável por movimentar R$13.8 bilhões, o que corresponde a 14.3% das vendas de artigos do segmento, com uma taxa de crescimento anual de 46.1% no período de 2019 a 2022.

Crescimento da indústria local 

A pesquisa também ilustrou as oportunidades de crescimento para a indústria local, com a produção a valores de fábrica atingindo R$ 54 bilhões em 2022. As exportações totalizaram R$ 897 milhões – os Estados Unidos foram o principal comprador, com 35,2%, correspondendo a US$ 315.7 milhões, seguido pela Argentina, com 8,7%.4

“O nosso setor, junto com o da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”, comenta Eduardo Cincinato, Presidente da ABCasa.

ABCasa Business Intelligence

A pesquisa Setorial IEMI ABCasa faz parte das iniciativas de Business Intelligence da Associação. A área de Inteligência de Mercado analisa dados geodemográficos, econômicos, perfis de consumo e tendências do segmento que possam auxiliar empresas e profissionais a entenderem melhor o desempenho deste mercado. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades do setor.

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