Scrap festa se torna opção criativa em tempos de quarentena

Em um período marcado pelo isolamento social, aniversários e outros tipos de festas ganharam um aspecto mais intimista. As celebrações agora estão restritas ao ambiente doméstico, sendo que muitas são compartilhadas com amigos por meio de plataformas virtuais.

Este é um cenário perfeito para novas ideias. E um estilo de decoração que vem sendo adotado nas festas em família é o scrap festa, uma técnica criativa para decorar diversos ambientes a partir do uso de papeis que podem ganhar diferentes formas.

A técnica tem sua origem no scrapbook (livro ou álbum de recortes, em tradução livre), que consiste em recortar e colar imagens, sendo possível para isso utilizar diversos materiais, tais como enfeites, acessórios, carimbos, decalque, sobras de papel, entre outros.

Baseado no mesmo conceito, o scrap festa faz uso dos mesmos materiais e pode ser utilizado na decoração de diversos tipos de festas, tanto infantis quanto para adultos, além de casamentos, formaturas e bodas, sendo perfeitamente aplicável em todas as formas de celebração.

Materiais

Como já mencionado, os materiais usados no scrap festa e no scrapbook são os mesmos. Os componentes básicos são os seguintes: régua de metal, papel de scrap, fitas adesivas, estilete, base de corte, tesoura, cola e furadores de papel.

 Onde usar

Por ser uma técnica artesanal e criativa, é possível aplicar o scrap festa em todas as partes da comemoração, como toppers para doces, canudos para garrafinhas, flores de papel (muito usadas em noivados e chás de bebê), etiquetas personalizadas para lembrancinhas e bandeirolas com o tema da festa.

Também é possível aplicar a técnica em forminhas, lembrancinhas, caixinhas, plaquinhas, cestinhas de doces, etiquetas para marmitas, vasinhos ou garrafinhas, bolos cenográficos, embalagens para guloseimas, suportes para doces e em tudo o mais que a sua criatividade desejar.

Inspiração

É muito fácil encontrar na internet conteúdos que apresentam modelos e ideias que podem inspirar a sua decoração. No entanto, se estiver inseguro, busque por profissionais que trabalham com scrap festa. A principal dica é que o responsável pelo evento aprenda a criar a sua própria decoração. Para isso, basta procurar tutoriais e vídeos que ensinam o passo a passo.

 Festas infantis

Os aniversários infantis estão entre as festas que mais utilizam o scrap festa. Atualmente, há uma tendência voltada para estampas neutras, geométricas e simples, principalmente nos padrões florais, zig-zag e poá.

Dicas para quem deseja começar

Quer saber mais sobre a técnica da scrap festa? Então confira abaixo alguns vídeos do canal Edu K (https://www.eduk.com.br/) para aprender a decorar a sua festa ou até mesmo se tornar um profissional nessa técnica.

Scrap Festa

Scrap Festa de 15 anos

Scrap Festa maternidade

X