Organização, automação e capacitação: os segredos para a gestão eficiente do estoque da sua loja

Pense como consumidor: você chega em uma loja e não encontra um produto que precisa. Provavelmente esse estabelecimento vai cair em seu conceito, certo? Pois bem, hoje vamos lembrar a importância da gestão do estoque.

Podemos resumir uma gestão eficiente em pilares como forma de organização, automação, periodicidade de reposição e realização do inventário.

As perguntas essenciais que você precisa responder: quais são as quantidades mínimas e máximas que serão armazenadas no estoque da sua loja? Por quanto tempo esses produtos ficarão no estoque? Se houver uma súbita demanda de determinado produto, você será capaz de atender os consumidores?

É importante definir se sua loja vai ter uma reserva de produtos para atender à demanda dos clientes imediatamente ou, até mesmo, para garantia de melhores preços. Compensa manter um grande estoque de determinados produtos de maior saída? Se chega à essa conclusão após o estudo dos hábitos de compra dos clientes e aproveitando períodos naturalmente especiais para vendas, como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças e Natal.

Mais algumas questões: qual será o modelo de reposição que será utilizado em sua loja? Suas compras serão feitas diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente? Você vai aos eventos do setor, como a ABCasa Fair, que acontece duas vezes por ano?

Uma opção pode ser uma reposição contínua, geralmente utilizada para itens de maior valor agregado, abastecendo o estoque quando se chega a determinado ponto. Ele não fica grande, ocupando também menor espaço, só que a dependência do fornecedor aumenta.

Ou pode ser feita uma reposição periódica. Isso geralmente acontece com produtos mais baratos e de fácil manuseio. Cria-se uma rotina de abastecimento junto ao fornecedor, com agendamento prévio, e elimina-se o risco de não ter a mercadoria quando precisar.

Fazendo essa previsão de demanda, evita-se que faltem produtos ou que eles fiquem acumulados – e isso também envolve a gestão dos recursos financeiros que serão utilizados para abastecer o estoque.

Mantenha o padrão

Atualmente existem diversos softwares de gestão de estoque que auxiliam o lojista nesse importante quesito, contabilizando entradas e saídas, indicando possíveis déficits, quais os produtos mais ou menos requisitados, a durabilidade dos mesmos, etc.

Mantenha um padrão de identificação dos produtos, simples e direto. Produtos similares, de categorias parecidas, podem ser agrupados. Isso vai facilitar o controle dos produtos e evitar duplicidades e erros. Coloque código de barras nos produtos. Existem diversas empresas especializadas nessas tecnologias e os custos estão cada vez mais atraentes. Com a automação do seu estoque, fica muito mais fácil controlar tudo, inclusive os inventários, reduzindo muito a chance de contratempos e erros.

Através da contabilização do inventário, você vai ficar sabendo quais são todos os produtos armazenados e poderá programar como vai usar isso para fazer bons negócios e, principalmente, evitar prejuízos.

Em determinados momentos, também será necessário sanear o estoque, separando itens encalhados. Aí é hora de realizar uma promoção, por exemplo.

Agora vem outro ponto importante: você mesmo vai controlar o estoque da sua loja? É necessário ficar atento e ter certeza que está capacitado para tal função. Pense que boa parte do investimento no estabelecimento está aí. Se for contratar um funcionário especificamente para essa função, tenha a certeza de que ele é capacitado para isso. Esse profissional precisa ser metódico, organizado, detalhista e ter metas bem definidas.

Seguindo essas orientações, você vai fazer uma eficiente gestão de estoque da sua loja e dará um grande passo atender seus clientes de forma satisfatória e garantir o sucesso do negócio.

Para você vender mais, uma dica imperdível: programe-se para a sexta edição da ABCasa Fair, de 11 a 15 de fevereiro de 2020, no Expo Center Norte. O credenciamento será aberto em breve!

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