Uma das maiores tradições do Natal, presépio surgiu na Itália

Uma das maiores tradições do período natalino é o presépio, representação que remete ao nascimento de Cristo. Diversos associados da ABCasa contam com lindos e variados modelos de presépios em seus portfólios, que serão apresentados na primeira edição da ABCasa Natal & Festas, de 30 de maio a 2 de junho, no Anhembi, na capital paulista.

A origem do presépio data do ano de 1223, na Itália. Naquela ocasião, São Francisco de Assis inovou, indo contra uma lei da igreja que proibia representações litúrgicas. Pedindo dispensa desta obrigação, montou o primeiro presépio em uma gruta, para ajudar os fiéis a entenderem melhor como foi o nascimento de Jesus. Naquela ocasião, foram usados alguns animais vivos, além de figuras de argila.

Já no Brasil, a tradição chegou alguns séculos mais tarde, mais precisamente no ano de 1552. O responsável foi o padre José de Anchieta, que apresentou a representação pela primeira vez aos índios e colonos portugueses.

A partir do século 18, o costume se espalhou por todo o mundo. Normalmente, a estrutura tem alguns elementos fixos, como Menino Jesus, Virgem Maria, José, manjedoura com palhas e gravetos, animais (geralmente burros, bois ou ovelhas), além de anjos, a estrela de Belém e os três reis magos, Melquior, Baltazar e Gaspar.

Cada um destes elementos tem um valor simbólico, como os animais (representando a natureza), a manjedoura (mostrando a simplicidade do local) e a estrela (que foi a luz usada por Deus para indicar o nascimento do salvador).

Assim como a árvore de Natal, o presépio deve ser montado no primeiro domingo do Advento, ou seja, o quarto domingo antes do nascimento de Jesus, 25 de dezembro.

Já sua desmontagem deve ocorrer em 6 de janeiro, Dia de Reis, quando, segundo a tradição, os Reis Magos teriam visitado o Menino Jesus.

Prepare-se para conferir as últimas novidades em presépios na Natal, Festas & Parques ABCasa. Com a participação já confirmada das maiores empresas do segmento de eventos, a feira é destinada a lojistas, decoradores, arquitetos, promotores de eventos e todos os profissionais desse setor.

Confira a data da próxima edição aqui.

X