Varejo deverá crescer 4,6% em 2019, aponta CNC

 

O comércio deverá registrar um aumento no volume de vendas de 4,6% em 2019 (varejo ampliado), segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No varejo restrito (que exclui o ramo automotivo e de materiais de construção), a alta deverá alcançar 1,8%. As projeções também são positivas para 2020. No ano que vem, o varejo ampliado deverá elevar as vendas em 5,3%, enquanto o varejo restrito deverá avançar 2,3%.

O economista da CNC, Fabio Bentes, observa que, embora os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de setembro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmem a recuperação gradual do varejo, acompanhando a reação da atividade econômica após o período de recessão, o nível atual de vendas ainda se encontra 2,4% abaixo de dezembro de 2014 e 8,0% aquém do pico histórico das vendas alcançado em agosto de 2012, nível que deverá ser alcançado somente em 2021.

De acordo com a PMC de setembro, o faturamento real dos dez segmentos que compõem o chamado comércio varejista ampliado apresentou alta de 0,9% na comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. Portanto, esse foi o melhor resultado para um mês de setembro do varejo ampliado desde 2014 (+1,1%).

No conceito restrito, a variação ante agosto (+0,7%) foi a maior desde 2009 (+1,1%). Fabio Bentes lembra que esses resultados positivos coincidem com o início do calendário de saques dos abonos do PIS/PASEP e também com a Semana do Brasil – evento criado neste ano para estimular promoções no comércio varejista.

Os destaques no mês de setembro ficaram por conta dos segmentos de móveis e eletrodomésticos (+5,2%) – maior alta para meses de setembro da série histórica iniciada em 2001 – e de vestuário, calçados e acessórios, cujo avanço (+3,7%) foi o maior desde 2008 (+3,7%). Dos dez segmentos pesquisados, apenas as lojas especializadas na venda de materiais de escritório, informática e comunicação apresentaram recuo (-2,0%).

Quer vender mais? Participe da sexta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 11 a 15 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está busca tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br

X