Segmento de Casa & Decoração registra alta no e-commerce

Especialista em marketing e vendas no ambiente online, Victor Moraes é executivo de conta da fintech Mercado Pago no Brasil. Em sua palestra na ABCasa Fair, que acontece entre os dias 19 e 23 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), apresentará as soluções de negócios para lojas físicas e virtuais.

Nessa entrevista, o profissional faz uma análise do segmento de vendas online, destaca os resultados de 2017 e fala sobre os desafios e expectativas para 2018.

Qual balanço você faz do mercado online de pagamentos em 2017? Houve crescimento?

O mercado online de pagamentos é correlato ao e-commerce. Desde 2011, há crescimento real anual de dois dígitos – exceção ao ano de 2016 que foi impactado por fatores macroeconômicos, mas ainda houve crescimento positivo de 7,4%. Em 2017, segundo a Ebit ( Earnings Before Interest and Taxes/LAJIR, Lucro antes dos Juros e Tributos), houve crescimento em todas as datas sazonais mais importantes para o setor em comparação com o mesmo período em 2016. Vejamos:

Natal: crescimento de 12%

Black Friday: crescimento de 10,3%

Dia das Mães: alta de 16%

Dia dos Namorados: crescimento de 5,1%

Dia dos Pais: 8,7% de crescimento

O Mercado Pago acompanha esse crescimento e, no terceiro trimestre de 2017, registrou alta de 107,6% em volume de pagamentos processados fora do marketplace do Mercado Livre. Isso indica uma forte atuação da fintech de maneira independente. Em toda a América Latina, foram realizadas 62,3 milhões de transações de pagamentos no trimestre, um crescimento de 69% sobre o mesmo período de 2016. O volume de pagamentos total (TPV) no período na América Latina, nesse caso incluindo também as vendas realizadas no Mercado Livre, corresponde a US$ 3,7 bilhões, um crescimento de 73,5% em dólares e 86% em moeda constante, período contra período.

Qual o segmento que apresentou os melhores resultados?

Segundo dados da Ebit (relatório Webshoppers), as três categorias do e-commerce que mais venderam no primeiro semestre de 2017 foram: Moda e Acessórios (14,8% do share de pedidos), Saúde, Cosmético e Perfumaria (12,2%) e Casa e Decoração (10,06%). No Mercado Livre, a vertical de Casa e Decoração vem crescendo sua participação nas vendas ano a ano. Em 2011, ocupava o 14º lugar entre as categorias mais vendidas, e em 2016 foi a segunda mais vendida no Mercado Livre. (Dados gerais de 2017 ainda estão em apuração.)

Quais são as expectativas para 2018?

O mercado online de pagamentos deve continuar crescendo em função do aumento da penetração do varejo online no varejo total e do aumento da popularidade de players de transporte como Uber e 99, streaming de conteúdo como Spotify e Netflix e delivery de comida, como o iFood.

Em relação aos desafios, quais são os maiores que o mercado virtual pode enfrentar em 2018?

Seguir educando e orientando os consumidores sobre a segurança e praticidade de se comprar online.

O aumento no número de opções de pagamento que não exigem maquininha vai diminuir o número de empresários que recorrem a essa forma de pagamento? Ou é indispensável que eles possuam máquina de cartão?

No Brasil, ainda há grande espaço para penetração das máquinas de cartão, especialmente para o público empreendedor. Acompanhamos essa evolução também com nossos produtos que garantem a aceitação de cartão sem mensalidade: Point Mini, Point H e Point I.

Porém, há indícios de evolução da tecnologia em mercados mais maduros, que mostram a utilização de outros meios de pagamentos que aumentam eficiência e otimizam processos dos vendedores, permitindo uma flexibilidade maior para o comprador. Como são os casos de compras por wallet, QR code, integrações de omnichannel.

O que é indispensável para o empresário é entender aonde está seu consumidor e procurar a solução ideal para ele. No Mercado Pago, atendemos as demandas de mundo físico e online com diferentes produtos e features. Do aplicativo Mercado Pago com saldo em conta para comprar créditos online para diversos serviços, como: Xbox, Google Play, League of Legends, entre outros, a soluções para o mundo off-line/online atendendo marketplaces com Split de Pagamento, SaaS com planos de assinaturas, televendas com envio de link e garantia de chargeback, entre outros.

Você será um dos palestrantes da ABCasa Fair, em fevereiro, o que irá apresentar no evento?

A ABCasa Fair é o maior evento do segmento e a apresentação é voltada para escrutinar a formação da estrutura do mercado de meio de pagamento e salientar como vender mais ao analisar as soluções disponíveis nesse setor. O melhor caminho para entender a performance online é entender como as informações circulam e são apresentadas.

Qual a importância da ABCasa Fair para o mercado de decoração, presentes e utilidades domésticas?

É de extrema importância. Apesar de estar em suas primeiras edições, esse evento já alcançou grande sucesso, com a participação da cadeia de fabricantes, importadores, distribuidores e artesãos. Lançamentos e tendências norteiam a feira e fomentam a evolução do setor.

A palestra de Victor Moraes acontecerá no dia 20 de fevereiro, às 13h. Confira aqui a programação completa de palestras.

Sabe onde encontrar as principais marcas, tendências e lançamentos do mercado de decoração, presentes e utilidades domésticas reunidos em um só lugar? Na ABCasa Fair 2018! Estamos preparando tudo para oferecer o melhor ambiente para lojistas e profissionais fecharem excelentes negócios. De 19 a 23 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O credenciamento é rápido e gratuito! Clique aqui e credencie-se!

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