Visual Merchandising: tudo que você precisa saber para sua loja de Casa e Decoração

Visual Merchandising

O sucesso de uma loja depende de fatores como o bem-estar do cliente ao visitá-la. O Visual Merchandising é uma das principais estratégias usadas para alcançar esse objetivo.

Entenda por que e por onde começar.

Impacto do Visual Merchandising à primeira vista 

Imagina que você está passeando por um Shopping Center a procura de um produto que possivelmente pode ser encontrado em duas lojas. A 1° tem um preço médio maior, mas também uma vitrine atraente, é bem iluminada, organizada. Tem sinalização e composições lindas com os produtos vendidos. 

Já a segunda tem preços mais baixos, porém já de cara você se depara com uma vitrine repleta de placas de promoção. Inúmeros produtos expostos, iluminação ruim e no interior ela é desorganizada, o que te faz ter dificuldade de encontrar o que precisa. 

Em qual dessas duas você teria vontade de passar mais tempo e se sentiria confiante para fechar a compra? Acredito que na primeira, mesmo ela tendo um preço médio maior, né? 

Isso tem uma explicação!

A primeira loja certamente investe em estratégias de Visual Merchandising e isso traz bem-estar para o cliente no ponto de vendas (PDVs), além de tornar a experiência agradável e otimizada. Outros benefícios são a valorização dos produtos e da marca. 

Quer aprender quais são essas técnicas e como aplicá-las na sua loja de artigos para casa e decoração? Continue a leitura 

Entenda o que é Visual Merchandising 

É um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal atrair a atenção dos clientes através do apelo visual. Entre muitas coisas, o VM ajuda a criar e fortalecer a identidade da marca, a despertar sensações, valorizar os produtos e otimizar a experiência do cliente como um todo. 

Essas estratégias iniciam-se na vitrine da loja e devem avançar até o interior. A criação da vitrine, disposição dos produtos, cheiros, sons, iluminação, caminhos que o cliente percorre, entre outras coisas, são definidos por meio de técnicas de VM. 

Para te ajudar a começar e colocar em prática, vou te contar quais os 3 principais pontos de atenção para ter uma estratégia de VM bem-sucedida e no fim tem uma dica complementar incrível. Avance na leitura para conferir. 

3 principais pontos de atenção do Visual Merchandising

  • Vitrine 

Nesse caso a expressão “a primeira impressão é a que fica” nunca foi tão verdadeira. Há tempos a vitrine deixou de ser um mero espaço para expor produtos e se tornou um ponto dedicado também à experiência do cliente. 

Isso explica por que grandes marcas levam a sério o vitrinismo e criam vitrines que parecem verdadeiros cenários e representam ali o tema da coleção, celebram as estações do ano, refletem acontecimentos das mídias sociais e mais. 

Outra tendência é a de criar vitrines instagrameáveis, que são aqueles que rendem boas fotos para as redes sociais e consequentemente elevam o alcance da marca. 

Lojas de artigos de casas e decoração têm uma vantagem nesse quesito, já que os próprios produtos podem ser usados para criar essas composições encantadoras. 

Se você não sabe por onde começar, tenho uma dica: pense em uma decoração para um espaço específico. Ao invés de agrupar vários produtos, crie por exemplo uma decoração para salas de estar, quartos, cantinhos do café, mesas postas para datas comemorativas etc. 

Ao ambientar os produtos como se pertencessem a um espaço, o cliente acaba por criar desejo por outros itens também. 

  • Rota do cliente e disposição dos produtos 

Antes de expor os itens pelo interior da loja, identifique duas coisas: quais são as áreas quentes e áreas frias. Não sabe do que se trata? Vou te explicar. 

As áreas quentes são aquelas de maior circulação. Um exemplo é a entrada da loja por onde todos os clientes precisam passar obrigatoriamente. 

As áreas frias são aquelas de menor circulação, como o fundo da loja que precisa ter algo muito interessante para que o cliente chegue até ela. 

Identificando-as, fica mais fácil traçar uma rota que leve o cliente a explorar todo o espaço e conhecer ainda mais produtos. 

Algumas regras clássicas ainda funcionam, como colocar os destaques da vitrine próximos à entrada e promoções ao fundo. Esse pode ser o seu ponto de partida, mas não esqueça de estudar o seu espaço e assim criar uma experiência personalizada. 

  • Vivência Sensorial 

A vivência sensorial está ligada a tudo que ativa os sentidos, sendo eles: visão, olfato, paladar, audição e tato. Para que o cliente tenha uma experiência agradável por completo é preciso levar esses quesitos em consideração também. 

Por isso te pergunto:

Como está a iluminação da sua loja? Tem sinalização adequada? Tem uma playlist de acordo com o público? A música está em uma altura agradável? Tem aroma próprio? Tem café, água ou petiscos à disposição? Responda essas perguntas e caso a resposta seja não para alguma, providencie! 

Tomando essas atitudes simples, você tornará a percepção da sua marca muito mais positiva, além de elevar a satisfação dos clientes e isso se refletirá diretamente nos lucros. 

Se a sua dificuldade é definir uma playlist de acordo com o seu público, entenda sobre music branding aqui

DICA BÔNUS

Na matéria te contei os principais pontos de VM para se atentar, e nesse material você pode completar o aprendizado e ter acesso a 21 Estratégias de Visual Merchandising Para Alavancar as Suas Vendas.

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