Entrevista: Juliemy Macedo fala a importância do Visual Merchandising para o varejo
No mundo competitivo do varejo, os lojistas devem saber como chamar a atenção dos clientes. Uma estratégia poderosa para atingir esse objetivo é por meio do visual merchandising.
Esta é uma técnica que tem como objetivo projetar layouts de loja de uma forma eficaz, de modo que os lojistas possam influenciar diretamente o comportamento do consumidor, mas direcionando sua atenção para produtos específicos e incentivando compras não planejadas.
Além disso, o visual merchandising é uma forma poderosa não apenas para atrair clientes, mas também para aumentar a percepção de qualidade e profissionalismo que existe na loja.
O que é o visual merchandising?
Pensando em trazer um guia sobre a importância do visual merchandising para o varejo de decoração, o blog da ABCasa convidou Juliemy Machado, que é especialista na área, para dar as melhores dicas e esclarecimentos sobre o tema.
Juliemy, como você explicaria o que é o visual merchandising e a importância para os varejistas?
VM são técnicas de exposição e a criação de todo o ambiente ao redor do produto para ampliar as possibilidades de consumo e visualização de marca. Não existe venda de produtos e/ou serviços sem visual merchandising. Só ele é capaz de impactar o consumidor de forma eficiente envolvendo conceito de marca e funcionalidades de produto. Somos uma ferramenta de marketing de baixo custo e alto impacto.
Quais são algumas das tendências atuais em visual merchandising que você gosta e como elas estão impactando o setor varejista?
O uso das cores dopamina (pink, azul, laranja, vermelho, roxo, verde, entre outros), de forma muito sinestésica, tem a capacidade de impactar e conectar o consumidor e cria um clima irreverente e, ao mesmo tempo, sofisticado, inclusive grande estratégica das marcas de luxo. Também gosto muito do design biofílico, que sem dúvida será uma tendência eterna porque descobrimos o quanto precisamos e somos natureza e criar ambientações, design e experiência com materiais que nos levam até ela é mais que conforto sensorial é a conexão com o bem-estar para qualquer consumidor.
Juliemy, como a disposição dos produtos pode influenciar a experiência do cliente na loja?
Influencia completamente, por isso, há a necessidade de aplicar técnicas para a exposição adequada, inclusive ao produto, com equipamentos e comunicação coerentes. O que mais vejo hoje é o improviso sem perceber que o metro quadrado da venda daquele produto poderia ser muito mais rentável se o processo de curadoria fosse conectado com as possíveis experiências relacionadas a ele e o VM que apresenta isso.
Como você avalia a eficácia de uma estratégia de visual merchandising em termos de retorno sobre o investimento para um varejista?
Hoje comprovamos em nossos clientes o crescimento de 18% de aumento de faturamento para quem nunca teve VM antes com as novas implementações, fora todo o impacto na construção da imagem da marca, assim como o engajamento durante a jornada em loja.
Juliemy, no seu talk na 12ª edição da ABCasa Fair, você falou sobre como usar o design de experiência nos negócios. Para quem não pôde estar no talk, como você explicaria essa importância do design para as empresas?
Design de experiência é a forma de criar conexão entre consumidor e marca, os cases apresentados na ABCasa Fair comprovam o quanto precisamos acompanhar os movimentos do mundo, como os serviços são as novas experiências e o consumidor enxerga e se conecta de forma efetiva com as marcas que valorizam seu tempo de vida e com muito entretenimento.
O que você diria para quem nunca foi em uma das edições da ABCasa Fair, mas tem vontade?
ABCasa Fair é a melhor curadoria de fornecedores do setor de artigos para Casa e Decoração no Brasil. Sempre conectada às tendências mundiais e com a inteligência de educar e apoiar de forma estratégica e didática os compradores, conectando produtos, pessoas e marcas.
Conheça todas as novidades do setor de casa e decoração de 2024
A 13ª edição da ABCasa Fair já tem data marcada! O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo–SP, de forma totalmente gratuita. Na feira é possível conhecer todas as novidades do setor de casa e decoração em diversos segmentos, ter acesso aos melhores fornecedores, assistir palestras com grandes especialistas e fazer muito networking.