10 principais tendências de 2024 para decoração de ambientes

A cada ano surgem tendências que influenciam a maneira como decoramos os nossos lares. Em 2024, o mundo do design de interiores está repleto de inspirações para quem deseja renovar o visual da sua casa ou simplesmente ficar por dentro das últimas novidades. 

Pensando nisso, elencamos as 10 principais tendências de decoração de ambientes para 2024 com a ajuda dos especialistas Sidnei e Nelma, que juntos criam conteúdo para o perfil Casal à Obra, que soma mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.

  • Sustentabilidade: a sustentabilidade está se tornando uma preocupação mais frequente no design de interiores e, por isso, é uma tendência que deve se perpetuar por mais tempo. Opte por materiais ecológicos e produtos fabricados de forma ética, criando um ambiente mais sustentável e consciente.

Em entrevista concedida com exclusividade ao blog da ABCasa, Sidnei e Nelma falaram sobre a tendência da sustentabilidade para a decoração de ambientes em 2024. De acordo com o casal, “a preocupação com a sustentabilidade já é um comportamento crescente nos últimos anos e em 2024 vai impactar ainda mais. A escolha por materiais naturais e sustentáveis surge mais por necessidade que por estética. Pois o apelo visual destes acabamentos também é agradável e tranquilizador, ajudando o meio ambiente”, contaram.

  • Cores vibrantes: ótimas opções para dar vida aos seus ambientes com cores vibrantes, com tonalidades que adicionam energia e vitalidade aos espaços, criando um ambiente convidativo. Entre os tons, podemos citar o verde esmeralda, o azul cobalto e o amarelo mostarda. 
  • Maximalismo: um grande nome desta tendência é o arquiteto norte-americano Robert Venturi, que caminha na contramão do minimalismo com a frase de sua autoria “less is bore”, que em português significa “menos é chato”, reforçando o maximalismo. 
  • Estampas geométricas: as estampas geométricas estão em alta, seja em papéis de parede, tapetes ou almofadas. Elas adicionam um visual moderno e dinâmico aos espaços, criando pontos de interesse visual.
  • Texturas naturais: as texturas naturais como madeira, rattan e fibras naturais trazem aquela sensação boa de calma e serenidade para o ambiente. Esses materiais imprimem uma conexão com a natureza, criando espaços mais relaxantes e convidativos.

Sidnei e Nelma, do Casal à Obra, pontuaram que a inserção da madeira como tendência é a favorita deles para 2024, pois “como amantes da natureza, ficamos encantados em ver a madeira sendo tão valorizada nos lançamentos da ABCasa Fair. A beleza e a versatilidade desse material estiveram presentes em uma variedade de produtos, desde móveis até itens de decoração, destacando-se pelo seu apelo sustentável e atemporal “, disseram.

  • Móveis multifuncionais: em espaços menores, a praticidade é fundamental. Por isso, escolha móveis multifuncionais, que ofereçam armazenamento integrado ou que possam ser facilmente adaptados para diferentes usos, maximizando o espaço disponível.
  • Plantas em destaque: adicione mais verde ao seu lar! As plantas continuam sendo uma tendência forte em 2024, trazendo vida, cor e frescor para os ambientes internos. Aposte em grandes folhagens e plantas suspensas para adicionar um toque de natureza à sua decoração.
  • Tons alaranjados: seja nas paredes ou em elementos decorativos, os tons de laranja estão em alta, muito em razão da cor do ano escolhida pela Pantone, a Peach Fuzz, que traz a leveza do alaranjado para o nosso dia a dia.
  • Mix de estilos: que tal misturar diferentes estilos de decoração para criar um ambiente único e personalizado? Esta tendência é ideal para quem gosta de peças vintage, mas não abre mão de ter em casa elementos modernos, criando uma estética eclética e charmosa.
  • Arte nas paredes: as paredes são uma verdadeira tela em branco esperando para ganharem personalidade com a arte. Que tal investir em obras de arte que reflitam sua personalidade e estilo? Elas vão adicionar mais personalidade aos espaços.

Ao incorporar essas tendências de decoração em seu espaço, você estará criando um ambiente moderno, acolhedor e cheio de atitude. Experimente as tendências que mais combinam com o seu estilo e decore o seu lar.

A ABCasa Fair

A ABCasa Fair é a feira de negócios onde moram as principais tendências de Casa e Decoração. A feira reuniu os principais fornecedores de Casa, Decoração, Presentes e Papelaria, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil. 

A 13ª edição da ABCasa Fair acontecerá entre os dias 14 e 17 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo-SP. Em breve abriremos o credenciamento – acompanhe todas as atualizações nas redes sociais da ABCasa.

X