Marcelo Rosenbaum quer usar o design para expor a alma brasileira

Um dos momentos mais concorridos da ABCasa Fair 2018 foi a palestra de Marcelo Rosenbaum. Designer e decorador, ele visitou a feira e abordou em sua apresentação, para um auditório lotado, o tema “Design Essencial”.

Rosenbaum traduz o Design Essencial na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar seus valores essenciais através de projetos que inovam.

Materializado através do projeto A Gente Transforma, que usa o design para expor a alma brasileira, o Design Essencial tem como principal resultado a inovação do processo. Um processo que sistematicamente une talentos e potenciais locais com modernas técnicas de design e arquitetura.

Com a aplicação de novas tecnologias como a auto-construção, a permacultura e a interdisciplinaridade, o A Gente Transforma chega ao Brasil profundo em comunidades esquecidas e onde há uma aparente escassez e estimula seu potencial de desenvolvimento chegando a resultados que revelam saberes e muitas oportunidades.

“Temos um movimento de abordagem de transformação social. Usamos o design como ferramenta de transformação, contando histórias, muitas vezes esquecidas, não valorizadas nesse Brasil profundo desses sábios. São pessoas esquecidas, como os indígenas, os quilombolas, os ribeirinhos, enfim, todo o nosso País”, explicou.

“A partir desse produto, criamos uma ponte com o mercado, gerando renda, garantindo a permanência da comunidade e invertendo uma ordem, onde acreditamos que o único saber é o formal. Atualmente, não se reconhece os saberes da natureza, da vida, da vivência, da sobrevivência. Tudo isso traz muita força e saber. Isso também pode ser valorizado como gerador de renda para essas comunidades”, conclui.

Marcelo Rosenbaum e Renato Orensztejn, presidente da ABCasa

X