Cinco dicas para fidelizar clientes com as vendas de Natal

Enquanto o Natal é sinônimo de vendas para alguns, também é uma oportunidade de fidelização para outros. “Enxergar essa época apenas como uma ocasião para lucrar mais é pouco suficiente para conquistar aquele consumidor que entrou pela primeira vez na sua loja.

Por outro lado, aproveitar esse período e atender de forma estratégica irá surpreender o cliente e aumentar as chances de retorno no próximo ano”, explica Luciana Locchi, da CasaClube.

Para ajudar os lojistas a fidelizarem clientes com suas vendas de Natal, a expert em varejo separou cinco dicas essenciais:

1 – Oriente sua equipe

Antes de tudo, a equipe de vendas precisa estar preparada para lidar com um fluxo maior de clientes, sem perder a qualidade no serviço. Nessas horas, a simpatia, competência e agilidade no suporte contam muito no conceito do cliente. A sensibilidade para entender os anseios do cliente é também de muita importância para garantir um atendimento extremamente satisfatório.

2 – Proporcione uma experiência marcante

Desorganização, filas demoradas e falta de atenção e/ou de informação deixam qualquer cliente estressado. Para evitar esses problemas e ainda despertar as melhores percepções no consumidor, procure oferecer um “plus” no atendimento. Que tal conceder um brinde ou cortesia para os clientes? Uma embalagem diferenciada para o Natal ou mesmo um espaço aconchegante com alguma experiência sensorial são boas dicas.

3 – Ofereça sugestões e apresente seu programa de vantagens

Nem todas as pessoas que entram na sua loja sabem o que querem comprar. Desse modo, além de mostrar as melhores sugestões e ofertas para o Natal, aproveite essa brecha para apresentar a marca, assim como o clube de vantagens que oferecem. Dispor de algum informativo ou coletor de cadastro nesse momento é uma boa estratégia.

4 – Cadastre clientes e faça ações pós-venda

Muitos clientes não se importam em passar dados de contato para receber comunicados e ofertas das marcas que gostam. Dessa forma, colete as informações dos clientes e aproveite para enviar ofertas personalizadas no pós Festas. A troca de presentes também é uma ocasião ideal para prospectar clientes, pois possivelmente será o presenteado que fará a troca do produto. Assim sendo, aproveite a ocasião para apresentar a marca e incluí-lo nas suas ações de pós-venda.

5 – Ofereça vantagens na próxima compra

E por último, mas não menos importante, aproveite a hora da venda para incentivar os clientes a voltarem. Oferecer vantagens nas próximas compras ou conceder um voucher que dá direito a algum brinde na loja são ótimas opções. Outras possibilidades são apresentar o clube de benefícios, oferecer garantia estendida em algum produto eletrônico ou premiar os clientes que indicarem seu comércio. O cliente também pode ter acesso aos lançamentos com exclusividade ou também receber dicas de alguma nova coleção.

Bônus

Um cliente bem atendido e que teve uma experiência positiva no seu estabelecimento certamente voltará. O segredo é fazer com que o desejo do cliente de retornar seja maior para ele do que a compra do produto!

X