Cinco dicas para fidelizar clientes com as vendas de Natal

Enquanto o Natal é sinônimo de vendas para alguns, também é uma oportunidade de fidelização para outros. “Enxergar essa época apenas como uma ocasião para lucrar mais é pouco suficiente para conquistar aquele consumidor que entrou pela primeira vez na sua loja. Por outro lado, aproveitar esse período e atender de forma estratégica irá surpreender o cliente e aumentar as chances de retorno no próximo ano”, explica Luciana Locchi, da CasaClube.

Para ajudar os lojistas a fidelizarem clientes com suas vendas de Natal, a expert em varejo separou cinco dicas essenciais:

1 – Oriente sua equipe

Antes de tudo, a equipe de vendas precisa estar preparada para lidar com um fluxo maior de clientes, sem perder a qualidade no serviço. Nessas horas, a simpatia, competência e agilidade no suporte contam muito no conceito do cliente. A sensibilidade para entender os anseios do cliente é também de muita importância para garantir um atendimento extremamente satisfatório.

2 – Proporcione uma experiência marcante

Desorganização, filas demoradas e falta de atenção e/ou de informação deixam qualquer cliente estressado. Para evitar esses problemas e ainda despertar as melhores percepções no consumidor, procure oferecer um “plus” no atendimento. Que tal conceder um brinde ou cortesia para os clientes? Uma embalagem diferenciada para o Natal ou mesmo um espaço aconchegante com alguma experiência sensorial são boas dicas.

3 – Ofereça sugestões e apresente seu programa de vantagens

Nem todas as pessoas que entram na sua loja sabem o que querem comprar. Desse modo, além de mostrar as melhores sugestões e ofertas para o Natal, aproveite essa brecha para apresentar a marca, assim como o clube de vantagens que oferecem. Dispor de algum informativo ou coletor de cadastro nesse momento é uma boa estratégia.

4 – Cadastre clientes e faça ações pós-venda

Muitos clientes não se importam em passar dados de contato para receber comunicados e ofertas das marcas que gostam. Dessa forma, colete as informações dos clientes e aproveite para enviar ofertas personalizadas no pós Festas. A troca de presentes também é uma ocasião ideal para prospectar clientes, pois possivelmente será o presenteado que fará a troca do produto. Assim sendo, aproveite a ocasião para apresentar a marca e incluí-lo nas suas ações de pós-venda.

5 – Ofereça vantagens na próxima compra

E por último, mas não menos importante, aproveite a hora da venda para incentivar os clientes a voltarem. Oferecer vantagens nas próximas compras ou conceder um voucher que dá direito a algum brinde na loja são ótimas opções. Outras possibilidades são apresentar o clube de benefícios, oferecer garantia estendida em algum produto eletrônico ou premiar os clientes que indicarem seu comércio. O cliente também pode ter acesso aos lançamentos com exclusividade ou também receber dicas de alguma nova coleção.

Bônus

Um cliente bem atendido e que teve uma experiência positiva no seu estabelecimento certamente voltará. O segredo é fazer com que o desejo do cliente de retornar seja maior para ele do que a compra do produto!

Garanta já o seu lugar na segunda edição da Natal & Festas da ABCasa, que será realizada entre 21 e 24 de maio, no Anhembi, na capital paulista. Teremos mais de 150 expositores, que vão apresentar novidades do mundo inteiro! A Natal & Festas também conta com uma extensa grade de palestras, talks e workshops com renomados profissionais do setor, completa infraestrutura, contando com diversas linhas de transporte gratuito, praça de alimentação com inúmeras opções, boulevard de doces, lounges para descanso, pontos de recarga de celular, café e água grátis e guarda-volumes, entre outras facilidades para o público. E é a única feira do setor que oferece prêmios aos visitantes compradores, através da promoção “Compre Mais e Gaste Menos”. O credenciamento antecipado para a Natal & Festas da ABCasa pode ser realizado através do site www.abcasanatalefestas.com.br.

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