ABCasa participa da II Reunião Geral do Consórcio EEN Brasil no Rio de Janeiro

A Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa) participou, de 16 a 18 de outubro de 2023, da II Reunião Geral do Consórcio Enterprise Europe Network (EEN) Brasil e Treinamento da Plataforma EEN, realizada no Rio de Janeiro (RJ). O encontro presencial aconteceu na sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A Enterprise Europe Network – EEN é uma rede de negócios da União Europeia criada para promover e fomentar o crescimento e a internacionalização de pequenas e médias empresas. No Brasil, a rede é gerenciada por um consórcio e coordenada pelo IBICT, unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Atualmente a rede conta com mais de 600 organizações em mais de 70 países com o foco em apoiar a inovação, internacionalização e negócios das empresas e a transferência de tecnologia.

Estiveram presentes no evento representantes dos membros efetivos do consórcio e as instituições apoiadoras da EEN no Brasil. O objetivo da ação foi abordar as últimas atualizações relativas à iniciativa, definição das novas estratégias, fortalecer a agenda de parcerias e planejar os próximos passos do projeto.

Representantes das seguintes entidades membros do consórcio participaram da Reunião Geral: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); European Network of Research and Innovation Centres and Hubs in Latin America and the Caribbean (Enrich LAC); Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Associação Brasileira de artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa); Associação Comercial de Chapecó (ACIC); Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR); Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Plataforma Brasileira de Tecnologia (BraFIP); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias); Instituto Jovem Exportador (IJEX); Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME). Além dos membros do consórcio, estiveram presentes no encontro parceiros da rede no Brasil, como a Catalonia Trade & Investment (ACCIÓ), EEN Turin, EEN Barcelona e Paula Mèlich Bonet, delegada do governo da Catalunha no Brasil.

Gislaine Carrijo, Head de Negócios Internacionais e Relações Internacionais, Institucionais e Governamentais da ABCasa, comentou a importância dessa iniciativa para os associados da instituição. “Essa iniciativa, com toda certeza, trará inúmeras oportunidades de novos negócios para as empresas associadas à ABCasa. Nosso maior objetivo é fomentar o desenvolvimento e fortalecimento do setor. Nesse contexto, a internacionalização apresenta um potencial estratégico essencial”, afirma a executiva.

Confira a seguir fotos da II Reunião Geral e Treinamento:

 

A EEN Brasil

A rede Enterprise Europe Network (EEN) foi criada em 2008 pela Comissão Europeia e tem como principal objetivo promover o crescimento de pequenos e médios negócios. Os serviços oferecidos por meio da EEN são gratuitos e têm como foco apoiar a inovação e internacionalização de empresas e a transferência de tecnologia. As mais de 600 organizações em mais de 70 países que integram a EEN são conectadas por uma plataforma online que reúne informações a respeito de empresas e mercado de cada país. Esses dados são cruciais para a elaboração de estratégias de expansão dos negócios e busca de parceiros comerciais.

A EEN Brasil é o núcleo brasileiro da Enterprise Europe Network (EEN). Gerenciado pelo consórcio formado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Enrich LAC, e membros: Associação Brasileira de artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa); Associação Comercial de Chapecó (ACIC); Apex-Brasil; Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR); Plataforma Brasileira de Tecnologia (BraFIP); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Instituto Jovem Exportador (IJEX); MobiCaxias; Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME). O núcleo trabalha para aumentar a visibilidade de empresas brasileiras no exterior.

Os principais objetivos da EEN Brasil são:

  • Aumentar a visibilidade internacional das empresas e instituições brasileiras;
  • Facilitar a promoção de negócios e parcerias tecnológicas e de pesquisa;
  • Atrair investimentos para o Brasil;
  • Encontrar parceiros estratégicos para a execução de ações de Promoção de Negócios Internacionais.

Quer saber mais sobre a ABCasa Internacional? Clique aqui e confira informações sobre a área. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações importantes para o seu negócio.

X