À Mesa com Proust: A Intrigante relação entre a arte da Mesa Posta e a obra do escritor 

A prática de preparar e organizar uma mesa de maneira cuidadosa, elegante e harmoniosa para refeições, conhecida como Mesa Posta, transcende a simples disposição de pratos, talheres, copos e decorações. Esta tradição, que vai além do seu propósito funcional, carrega consigo um valor mais profundo de expressão estética e cuidado, algo que não escapou à sensibilidade de Marcel Proust. 

Marcel Proust e a Fascinação pela Mesa Posta 

Explorar a vida e obra de Marcel Proust, um dos maiores escritores da literatura mundial, revela uma relação íntima e intrigante do autor com a Mesa Posta. Essa paixão teve um destaque marcante em sua obra mais célebre, ‘Em Busca do Tempo Perdido’, escrita nas primeiras décadas do século 20. Nas páginas desse livro, Proust descreve meticulosamente a disposição dos elementos à mesa, desde os pratos até o mix de aromas das refeições, dando vida a esses momentos de maneira singular. 

O que torna esse fato tão fascinante é a maneira como Proust utilizava as refeições como um portal para lembranças e sensações. Cada detalhe à mesa tornava-se um gatilho para mergulhar nas memórias mais profundas de seus personagens. Ao mencionar o aroma de uma madeleine mergulhada no chá, por exemplo, Proust demonstra como aromas e sabores desencadeiam sentimentos profundos, refletindo a importância sensorial que permeia o ritual de uma refeição em suas narrativas. 

marcel-proust
Imagem: Livro À Mesa com Proust
 

Para compreender melhor essa relação complexa e significativa, uma leitura essencial é a do livro ‘À Mesa com Proust’. Escrito por Anne Borrel, Jean-Philippe Delhomme e Alain Senderens, a obra oferece uma análise detalhada sobre como a Mesa Posta era um elemento fundamental na vida e na escrita do autor. Além das ilustrações, o título proporciona reflexões profundas sobre a importância dos detalhes para despertar lembranças e a complexa relação entre a mesa e a passagem do tempo. 


Imagem: Livro À Mesa com Proust
 

Para Proust, a Mesa Posta não era apenas um cenário, mas um símbolo cultural que refletia sensibilidade e servia como uma ponte para explorar temas mais profundos, como tempo, memória e identidade. Era um espaço de conexão e interação social, onde experiências, sentimentos e reflexões eram compartilhados, indo além da simples alimentação do corpo. 


Imagem: Livro À Mesa com Proust
 

Por meio de suas obras, o autor nos ensina a valorizar cada detalhe ao nosso redor, reconhecendo a carga emocional que esses fatores carregam e a importância de compartilhar momentos à mesa.  

ABCasa Fair Fevereiro 2024 

Os melhores fornecedores de itens para Mesa Posta estarão presentes ABCasa Fair de Fevereiro 2024, maior evento B2B de artigos para Casa e Decoração da América Latina. Faça seu credenciamento gratuito e confira as últimas novidades e tendências do setor: https://abcasafair.com.br/  

X