Atividade do comércio segue se recuperando e registra alta de 5,2% em julho, revela Serasa Experian

O Indicador da Serasa Experian que mede a atividade do comércio registrou o terceiro mês consecutivo de alta. Em julho deste ano, o indicador apresentou crescimento de 5,2% ante o mês anterior, já considerado os ajustes sazonais. “Mesmo com uma variação menor em relação aos meses anteriores, o resultado é positivo e mostra a retomada gradual do comércio, após as quedas mais expressivas de março e abril” explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na análise por segmento, o setor de Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios foi o que apresentou maior expansão no período, com alta de 16,0%. Em seguida, os segmentos de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas Móveis (4,6%), Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (4,4%) e Veículos, Motos e Peças (3,7%), também apresentaram crescimento na comparação mensal. Confira número completos no gráfico abaixo:

Segundo o economista, o movimento positivo se deu em razão da abertura do comércio em várias cidades do país a partir de maio e deve se estender para os próximos meses. “O que vimos foi uma recuperação a partir de abril, inclusive de alguns setores. No entanto, o cenário de incertezas econômicas ainda é uma realidade. No setor de Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios o avanço pode ter ocorrido por conta da chegada do inverno”, avalia Rabi.

Análise anual
Na comparação com julho de 2019, embora o número ainda seja negativo, foi a menor queda desde abril. O indicador apresentou declínio de 17,5%, na comparação com o mesmo mês de 2019.

Serasa Experian disponibiliza material para impulsionar a saúde financeira.

Para cuidar da saúde financeira da empresa e atravessar esse período desafiador, é importante pensar em ações a curto e longo prazo, sem deixar de ser cauteloso com as finanças pessoais. Pensando nisso, os especialistas da Serasa Experian dão algumas dicas importantes para PMEs que podem impulsionar vendas e aumentar a clientela!

Já garantiu o seu lugar para o ABCasa Pocket Show? O evento, que será realizado entre 19 e 22 de outubro, no Expo Center Norte, está com o credenciamento aberto. Teremos 14 mil metros quadrados de área, com muitas empresas do setor apresentando as novidades do mercado, além de todos os requisitos de segurança para garantir a saúde e o bem-estar de todos. Clique aqui para se credenciar agora mesmo!

X