Black Friday 2021: Os segredos para uma estratégia de vendas de sucesso

Desde que a Black Friday entrou no calendário nacional de ofertas, em 2011, virou um dos dias mais aguardados do comércio.

A data movimenta a economia e gera um fluxo positivo de negócios em um mês que antes era considerado morno. Só em 2016, a Black Friday atingiu R$ 1,9 bilhões em vendas, segundo o site blackfriday.com.br.

No ramo de artigos para casa e decoração, em especial, a Black Friday 2021 traz uma oportunidade de ouro para elevar o faturamento por meio de ofertas exclusivas.

O setor está entre os seis segmentos mais buscados pelos consumidores durante a data, diz o site oficial do evento. Um dos apelos são as festas de fim de ano e o anseio de renovar o visual de casa.

Esse é o momento, portanto, de você, lojista, preparar promoções competitivas para chamar atenção do público da sua marca. 

Em 2021 a data cai no dia 26 de novembro e para te ajudar preparamos algumas dicas que vão dar um up nas suas vendas:

Personalização da loja/site

Criar expectativa no consumidor é uma estratégia valiosa. Na loja física, espalhe cartazes e banners anunciando a sexta-feira com preços diferenciados. Esta ação é  importante, pois o cliente precisa saber que naquele determinado dia alguns produtos terão descontos especiais e, assim, se preparar para consumir. 

No e-commerce, crie banners rotativos e pop-ups das promoções para impactar o visitante do seu e-commerce. Outra dica é investir em anúncios pagos nas redes sociais. 

Observação e treinamento

Tanto proprietários de lojas físicas quanto virtuais devem ficar de olho na concorrência. Saber as promoções em alta no mercado ajuda a não perder clientes e a se manter no mesmo patamar dos ‘vizinhos’. 

Nesse período, o principal diferencial será o preço do seu produto, quanto mais baixo melhor, mas isso não quer dizer que você deva baixar ao ponto de ter prejuízo e nem que pode negligenciar outras áreas, como a de atendimento ao cliente. 

Prepare a sua equipe para lidar com a alta demanda e  certifique-se de que o seu site tem as ferramentas necessárias para suportar o aumento de tráfego. 

Relacionamento nas redes sociais

Atualmente as redes sociais funcionam como uma vitrine da marca, é por elas que grande parcela do público cria uma percepção do que ela representa, como se posiciona, quais seus pontos fortes e fracos. 

Deste modo, vale lembrar que é preciso ter cuidado com o perfil e estar sempre presente. 

Use-as para anunciar as promoções, mas também para ficar mais perto de potenciais consumidores e criar relacionamentos. Utilize esse canal para tirar dúvidas, falar de formas diferentes dos seus produtos, aceitar feedbacks positivos e negativos e prestar, sempre, um bom atendimento. 

Formas de pagamento

Um dos diferenciais de uma compra online são as várias possibilidades de pagamento. Disponibilizar opções como cartões de crédito, débito em conta, transferência bancária, pix entre outras, desperta o interesse do consumidor. 

Se tratando de comércio online, vale uma dica em relação aos boletos. Caso tenha um estoque restrito, desative essa opção de pagamento, pois a compensação demora mais ou o cliente pode até chegar a desistir e isso te fará perder vendas. 

Dê preferência às formas de pagamento de confirmação rápida. 

Entrega de mercadoria

A Black Friday costuma elevar as vendas e com isso muitas marcas têm dificuldade de lidar com a logística de entregas. 

Organize-se para conseguir atender a demanda e mais importante que isso é informar ao cliente um prazo de entrega real para que ele não se decepcione. 

Não adianta oferecer um prazo curto para fechar a venda e depois não conseguir cumprir. 

Pronto, esses são os pontos mais importantes para garantir o sucesso das suas estratégias de vendas para a Black Friday 2021. 

Agora é só começar os preparativos e vender muito!

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