Gestão de estoque: o que você precisa saber para não ter prejuízo

gestão de estoque

A má gestão de estoque gera prejuízo direto para a sua empresa. Entenda como realizar uma boa administração e evitar esse tipo de problema.

Assim como todas as outras áreas do seu negócio, o estoque requer organização e uma gestão eficiente. A má administração desse espaço pode resultar em prejuízo financeiro e até na perda efetiva de clientes.

Quer saber como evitar problemas como esses? Continue a leitura e descubra técnicas de fácil aplicação que vão te ajudar nessa tarefa.

 O que é e porque investir na gestão de estoque?

 A gestão de um estoque vai muito além da organização dos produtos armazenados, é um processo que passa pelo planejamento, execução e controle desses produtos. É preciso ter em mente que produto é investimento, deste modo se estiver parado ou for extraviado é prejuízo financeiro direito. 

Um estoque que sofre de má gestão, situações como sumiço de produtos, divergência de estoque, falta ou excesso de artigos são situações recorrentes e é por isso que realizar um bom controle desse espaço é de extrema importância para o sucesso dos negócios. 

Deu para perceber a importância da tarefa, não deu? Pois é, o estoque merece toda a sua atenção e dedicação, por isso vou te explicar a seguir quais os benefícios práticos e por onde começar. Continue a leitura.

Métodos de gestão de estoque 

Agora que entendemos o que é e porque investir na gestão de estoque, é hora de aprender os principais métodos e como aplicar. Leve em consideração o seu nicho de atuação e escolha o que vai funcionar melhor para a sua empresa. 

PEPS 

É uma abreviatura para “primeiro a entrar, primeiro a sair”. A premissa deste método é de que mercadorias mais antigas devem sair antes, restando assim apenas as mais recentes. Deste modo evita-se que produtos próximos a data de validade sejam perdidos.

Ele é muito usado em negócios que trabalham com produtos perecíveis, como confeitarias. 

UEPS

Siglas que significam “último a entrar e primeiro a sair”. Esse é o método contrário ao PEPS e não é recomendado para produtos que possuem data de validade ou sazonais.

Aqui, a saída de produtos novos são priorizadas visto que eles são mais caros que os que já estão há algum tempo em estoque.

Just in time 

Traduzido do inglês “na hora certa”, esse método é usado para reduzir ao máximo o estoque. Aqui, a fabricação da mercadoria só é realizada após a compra do cliente.

É também um método mais sustentável. Caso seja fabricante, é uma ótima opção. 

Curva ABC

O método leva em consideração esses três indicadores: giro, faturamento e lucratividade. Com base neles, os produtos são classificados nas categorias A, B e C, sendo A referente a produtos com giro razoável, mas que geram alta lucratividade e faturamento.

Os do grupo B possuem alto giro, elevam o faturamento, mas não têm lucros tão altos. Segundo especialistas, os desse grupo devem estar presentes em maior número no estoque.

Já os do grupo C têm baixo giro, pouca participação no faturamento e lucro pouco expressivo. São ideais para suprir eventuais demandas.

Boas práticas

Para otimizar ainda mais os processos, vou deixar abaixo algumas boas práticas para ter um estoque com ótimo controle. Confira: 

  • Administração online 

Evite fazer o controle do estoque de forma manual, desta forma é mais fácil perder informações. Existem ótimos sistemas no mercado, mas caso esteja começando o mais indicado é usar planilhas Excel para concentrar e controlar essas informações. 

  • Faça inventário

O inventário nada mais é do que a contagem das peças. Ele é necessário para evitar divergências de estoque, assim como o risco de ocorrência de furtos. 

  • Acompanhe sempre o giro de produtos

Tente fazer isso em curtos espaços de tempo. De preferência semana a semana ou quinzenalmente. Assim você evita que falte ou sobre peças no seu estoque. 

  • Organização 

Talvez seja a dica mais importante pois é ela que vai facilitar todos os outros processos. Defina setores no estoque, onde armazenar mercadorias específicas e assim ficará fácil identificá-las quando for necessário. 

E aí, preparado para colocar em prática? Espero que sim! 

Aplicando os métodos e as boas práticas você eleva as chances de sucesso do seu negócio.

Continue acompanhando o Blog ABCasa para aprender muito mais.

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