Dicas fáceis para uma festa sustentável e consciente

festa sustentável

Que tal uma festa sustentável para a sua próxima celebração? Juntamos aqui dicas essenciais para preparar uma festa para todos os gostos, sem deixar a sustentabilidade de lado.

Você conhece os 5 R’s da sustentabilidade?

São princípios para levar em conta quando o assunto é preservação do meio ambiente. Repensar, recusar, reutilizar, reciclar e reduzir formam os pilares do conceito sustentável. Cada um deles pode se encaixar em uma de nossas dicas sobre festa sustentável. 

Quando falamos em festas sustentáveis muitas vezes pensamos em algo distante do nosso dia a dia, mas não deve ser assim. Com atitudes simples é possível reduzir e muito o impacto que geramos no meio ambiente.

Confira como:

  • Decoração da casa para a festa | Reciclar

Principalmente nos aniversários infantis, essa dica é muito útil: use os brinquedos da criançada para complementar a decoração. Eles agregam muito na decoração das festas sustentáveis.

Essa dica também vale para festas de todas as idades. O tema muitas vezes tem a ver com a personalidade da pessoa, o que faz ainda mais sentido usar peças da própria decoração.

  • Utensílios de plástico | Reduzir

Você deve estar pensando “Mas utensílios plásticos em uma festa sustentável? Não faz sentido.”. Na verdade estamos falando aqui de utensílios que você já faz uso na sua rotina, aqueles que não são descartáveis.

Você também pode alugar esses itens. Opte por pratos, talheres e copos reutilizáveis. O que nos leva ao próximo ponto.

  • Peças reutilizáveis | Reutilizar

Todo mundo tem em casa alguns itens como apoiadores, formas, bandejas e outros utensílios. Em uma festa sustentável esses itens devem ser utilizados!

Você pode alugar algumas peças mais específicas, é uma atitude super válida quando falamos em reuso. E, para deixar tudo ainda mais bonito, uma decoradora te ajuda nessa missão.

  • Papel no lugar do plástico descartável | Repensar

Os canudos são um bom exemplo aqui e eles são muito usados como enfeites, além de serem úteis.

Caso escolha usar algum item descartável, prefira as opções de papel. Substituir o plástico pelo papel já é um bom passo para uma festa sustentável. Ele se decompõe mais rápido e tem sido cada vez mais fácil de encontrar artigos para festas com essa matéria-prima.

Procure na Vitrine ABCasa os fornecedores ideais para encontrar esses e muitos outros artigos de festa!

  • Estimule os convidados | Recusar

Use o tema “festa sustentável” para não só conscientizar os convidados como também fazê-los interagir com a festa.

Criar um espaço para personalizar copos é uma boa forma de envolver as pessoas e fazer com que eles sejam utilizados em menor quantidade. Outra dica é disponibilizar cestos para separar o lixo reciclável.

Uma dica bônus:

  • Cardápio consciente | Reduzir e repensar

Escolher o que servir vai ditar praticamente todas as necessidades que você terá para organizar a festa. Se a ideia é ser prático, então escolha um cardápio que não precise de talheres, por exemplo.

E nada de desperdício de alimentos. Você pode contratar um buffet para te ajudar, mas procure por empresas com princípios sustentáveis. Essas empresas trabalham de acordo com o número de convidados, diminuindo o risco de muitas sobras.

Nós precisamos cuidar do nosso planeta e é possível fazer isso com pequenas atitudes.

Com tantas ideias simples fica ainda mais fácil trazer um pouco de consciência para suas festas, não é mesmo?

Mostrar Aviso
shares
X