Decoração Folk: tudo o que você precisa entender para aderir

decoração folk

Se você é amante do universo da decoração, certamente já se deparou com lindos espaços decorados ao estilo folk. Ao bater os olhos, fica evidente a irreverência e originalidade do estilo devido à mescla de culturas que ele traz. 

Onde surgiu 

A palavra Folk quer dizer “Povo” e o estilo surgiu de um movimento, nascido nos anos 60 na América do Norte. Ele era uma manifestação cultural que misturava diferentes gêneros musicais inspirados nos povos indígenas e andinos. Por isso, tem como característica marcante elementos que remetem a esses povos. É comum em sua estética as estampas étnicas, cores vibrantes, instrumentos como violão, gaita e outros. Continue a leitura para entender as características visuais do estilo. 

Estética do Estilo Folk 

O Folk tem características parecidas com os estilos Boho e Hippie e por isso muitas vezes é confundido, mas vale lembrar que o principal diferencial dele é o toque mais rústico.

Devido a essa característica, é comum que as decorações sejam únicas, já que contam com móveis vintages, troncos, baús, caixotes, artigos em ferro e outros adereços com adornos rudimentares.

As matérias primas naturais completam o visual. O couro, a camurça, a palha, rattan, vime, madeira envelhecida são bastante utilizadas e aparecem muitos no mobiliário. 

Já as cores balanceiam e trazem energia. A paleta é composta por tons terrosos misturando laranja, azul turquesa, rosa, vinho, mostarda, marrom e verde. Você pode ter uma decoração bem vibrante com 5 cores da paleta ou escolher paletas bi ou tricolores. 

Em geral as cores aparecem em acessórios como tapetes, almofadas estampadas e ou bordadas, quadros, artigos em macramé, pinturas, nos móveis, arranjos de flores e onde mais a criatividade permitir. 

É possível criar decorações de espaços inteiros no estilo, ou trazer apenas alguns elementos. Entenda a seguir como aplicar em diferentes espaços. 

O Estilo Folk em diferentes espaços

Aqui, vou te dar algumas dicas de artigos decorativos para diferentes ambientes que vão trazer um pouco do clima Folk. Mas lembre-se de usar a criatividade e colocar o seu toque pessoal na hora de decorar.

Quarto

Aposte em camas com cabeceira de madeira ou ferro, tapetes e colchas com estampas étnicas, flâmulas em macramê e, caso goste de músicas, instrumentos musicais como parte da decoração.

quarto folk

Sala 

Para a decoração Folk da sala de estar abuse da criatividade e use tapetes étnicos como quadros na parede, mantas nos sofás, almofadas com estampas diferentes, plantas e cestarias. 

decoração folk

Cozinha

Tem um móvel de cozinha que passa de geração em geração da família? Então é hora de usá-lo! Aposte em móveis de design vintage e rústico, armários coloridos e com pinturas feitas à mão, papel de parede estampado, panelas de cobre e muito utensílios em madeira. 

cozinha folk

Gostou do estilo? Então é hora de aplicar nos seus projetos!

Vale lembrar que ele também fica lindo em decorações de festas. Continue acompanhando o Blog ABCasa para entender mais sobre o universo da decoração.

X