Decoração: estilo boho mescla influências de várias tendências

Quando o assunto é decoração, o que não faltam são estilos. Já ouviu falar, por exemplo, no estilo boho? Ainda não? Então se liga aí que vamos falar um pouco sobre essa tendência que veio para ficar!

Boho vem da expressão Bohemian Chic, termo em inglês que se refere ao estilo boêmio contemporâneo. Na decoração é conhecido pela mistura de influências de vários estilos, proporcionando composições inusitadas.

Fundamentado no estilo de vida nômade e livre, a tendência transmite muita personalidade. É possível misturar itens orientais, étnicos e hippies em um só ambiente!

Trata-se da mescla dos estilos romântico, country e vintage nos mais variados espaços: salas de estar ou de jantar, cozinha, quarto, closet e até no home office.

 

Possibilidades infinitas

Sabe aquela peça que, sozinha, não faz muito sentido na decoração? Você nunca sabe onde encaixá-la e a deixa perdida em algum canto da casa? Então, o estilo boho se destaca por integrar esse item!

Peças de brechó, artigos de segunda mão angariados em vendas de garagem ou elementos modernos, quando dispostos em conjunto, podem resultar em um ambiente extremamente criativo.

Elementos hippies, como almofadas de pedraria, podem combinar bem com peças rústicas, como um vaso de barro antigo. Adicionando tecidos indianos com muitas cores (já vamos falar delas mais abaixo!) a composição fica um espetáculo!

 

Móveis característicos

O conforto é a tônica dos móveis que compõem os ambientes decorados no estilo boho.

Sofás amplos com formas arredondadas são os preferidos, principalmente se forem trabalhados com tecidos coloridos.

Além deles, os puffes são amplamente utilizados nas composições, pois são ideais para combinar com outros móveis, além, claro, de serem superconfortáveis.

Aparadores, estantes, mesas, cadeiras de balanço e cadeiras antigas também são aproveitadas, trazendo para o ambiente um toque rústico e charmoso.

Peças coloridas e estampadas (desde que harmonizem, claro) também são bem-vindas!

 

Cores e mais cores

O estilo boho é responsável por promover a união de diversas cores no mesmo ambiente. Mas, ainda assim, a harmonização se faz necessária para não virar tudo uma miscelânea colorida.

Tons de marrom, bege, verde oliva, cáqui, laranja e preto são os queridinhos do estilo. Porém, outras nuances também se destacam: amarelo, mostarda, roxo e tons brilhantes como prata e dourado.

Dica de ouro: mescle entre três e quatro cores diferentes de maneira simples e eficaz para combinar uma decoração criativa na medida certa.

 

Materiais

Já imaginou unir lã com a palha? E couro com vime? No estilo boho você pode!

Sobrepor tapetes de diferentes materiais e dar um toque aconchegante ao ambiente, utilizar mantas e almofadas em diferentes tipos de tecidos e texturas são algumas ideias para explorar.

Ah, inovar e ousar na decoração conforme a criatividade permitir é bastante recomendado!

 

Gostou do estilo boho? Então aproveite que você conhece mais uma tendência da decoração e utilize como argumento na hora de vender alguma peça da sua loja.

Ah, e não deixe de conferir aqui no Blog da ABCasa mais textos sobre estilos de decoração. Recentemente falamos por aqui sobre o estilo tropical!

X