Saiba tudo sobre o estilo tropical na decoração

Agora que você já sabe que o estilo tropical na decoração é a cara do nosso Brasil, hoje vai ficar por dentro das características que englobam esse conceito. Confira!

Iluminação

No que diz respeito à iluminação, quanto mais melhor. Afinal, se a ideia é remeter a um lugar tropical, quanto mais luz natural invadir o ambiente, mais perfeito fica! Ah, e janelas para entrar aquela lufada de ar também são indispensáveis.

Cores

A fauna e a flora brasileira são ricas em cores. No estilo tropical é possível explorar as tonalidades mais variadas existentes.

O vermelho e o amarelo são ideais para trazer energia para o ambiente, por exemplo. Já cores cítricas como laranja e verde também se encaixam muito bem na decoração tropical, levando uma sensação de frescor aos espaços.

Outras cores comuns bastante utilizadas na decoração tropical são azul, rosa, lilás, amarelo, branco e bege. Além delas, outros tons estão na moda como o rosa pink e o azul turquesa.

Escolha três ou quatro cores e aplique no ambiente desejado!

Atenção: se por um lado as opções de tonalidades são muitas, por outro é preciso ter cuidado para não carregar a decoração dos ambientes.

Para que isso não aconteça, basta mesclar os produtos de cores fortes com tons pastel, como branco, marrom, bege e amarelo pálido, por exemplo.

A dica vale tanto para móveis e objetos quanto para as paredes, como já vamos explicar…

 

Paredes

Quando o assunto é a cor da parede, duas opções são vistas com bons olhos na decoração dos ambientes.

Uma delas é optar por pintar as paredes de branco ou em tons bem claros ou pastéis. Assim, é possível explorar a explosão de cores do estilo tropical nos acessórios, almofadas, vasos e até nos quadros.

Já outra ideia é aplicar tons fortes nas paredes e optar por acessórios mais neutros. Isso vale para aquelas pessoas que não querem ousar muito nos detalhes coloridos na hora de compor os ambientes.

 

Estampas

As estampas são marcas registradas da decoração no estilo tropical. Sua presença se sobressai em qualquer ambiente com imagens de borboletas, samambaias, palmeiras, pássaros, abacaxis, estampas de folhas, flores e muitas outras.

As aplicações mais comuns são em almofadas, móveis e tapetes. Além disso, também são encontradas em papéis de parede, roupas de cama, poltronas e onde mais a imaginação permitir!

O tamanho das estampas também tem grande importância na decoração: eles podem ser maiores ou mais discretos.

As estampas mais discretas dão equilíbrio a uma decoração que tenha muitas cores diferentes por causa do fundo liso que aparece mais. Já as maiores chamam mais a atenção e, sendo assim, podem ser usadas como elementos de destaque no espaço.

 

Materiais

A natureza se faz presente nos materiais utilizados na decoração tropical. Bambu, ratan e fibra de bananeira, por exemplo, podem ser combinados com muita criatividade nos ambientes mais variados.

Imagine uma mesa de jantar de vidro com os pés de madeira. Ou, então, poltronas de fibra natural e estofados estampados. Ficam lindos!

As fibras naturais também podem ser utilizadas em objetos de decoração, como nas luminárias e pendentes.

Sem dúvida, um dos materiais mais utilizados no estilo tropical é a madeira. Ela traz para o ambiente uma atmosfera ligada à natureza e a elementos naturais.

O bambu é outro material que está na moda. Ele pode ser utilizado em móveis e utensílios para os mais variados ambientes: cozinha, sala, quarto, jardim, varanda e até mesmo o banheiro.

O vime é outra boa opção para ser trabalhada na decoração. Peças decorativas e móveis de vime imprimem um ar mais leve ao ambiente, tornando-o mais charmoso.

Por último, mas não menos importante, as decorações que utilizam algodão e palha são muito convidativas.

Gostou do estilo tropical na decoração de ambientes? Então se prepare que no próximo texto vamos falar sobre decoração tropical para festas! Até lá!

X