Casa e decoração é o segundo segmento que mais vende no Mercado Livre

O segmento de casa e decoração ocupa a segunda posição como setor mais vendido no Mercado Livre. Os dados foram apresentados durante o Mercado Livre Experience, evento que acontece anualmente, onde são divulgados todos os dados de negócios da plataforma.

No setor, que ocupava a 14ª posição em 2011, o site registrou um aumento de 34% no volume de buscas na categoria quarto, enquanto cozinha registrou um aumento de 86%, de acordo com dados divulgados por Leila Lustre, gerente de casa e decoração do Mercado Livre.

Ela explica que essa mudança se deve aos espaços menores nas residências e apartamentos. Representando 9% do volume de buscas do primeiro trimestre de 2017, a cozinha se tornou a sala de estar, um ambiente mais democrático, perfeito para receber amigos e novos adeptos da arte gourmet. Os produtos que se destacaram foram mesa de quatro cadeiras, com crescimento de 439%; mesa redonda de quatro cadeiras, que teve aumento de 142%, e baquetas para cozinha, que cresceu 423%.

Nos quartos, que representaram 32% das buscas, os móveis que tiveram maior destaque foram: guarda-roupa modulado (153%); camas montessorianas (595%) e armários para banheiro pequeno planejado (1089%). A sala teve 26% do volume de buscas e a cadeira de escritório presidente teve aumento de 744%.

Esses dados apontam as pessoas que estão em um momento de transição, como troca de móveis ou mudança dos filhos, sendo que 18% delas estão mais propensos a comprar móveis e produtos de decoração, e 68% são propensos a comprar eletrodomésticos e eletro portáteis.

Móveis para espaços menores

Segundo a gerente, os clientes estão buscando móveis voltados para espaços pequenos: 49% buscam por expressões como “melhores móveis” e 105% por preço, promoção e descontos.

Entre os anos 2000 e 2010 houve um crescimento de 43% de pessoas morando em apartamentos, o que também contribuiu para o grande volume de buscas por móveis menores. “Existe uma migração recente dos jovens e idosos para casas e apartamentos com cômodos menores, e isso consequentemente refletiu no hábito de consumo e busca das pessoas”, explica Leila.

Os principais compradores de móveis para esses domicílios são os mais jovens e pessoas na faixa etária de 55 ou mais, sendo que mais da metade (52%) são mulheres (no e-commerce elas representam 66%), homens solteiros, casados ou que moram juntos.  Outros 35% são solteiros e 16% são casados e sem filhos. 73% dos casais sem filhos buscam itens como ar condicionado e 59% por home theater, enquanto 200% dos casais com filhos buscam por móveis para bebê e 160% por mobília infantil.

Para Leila Lustre, o momento é de oportunidade. Além dos consumidores estarem em busca de móveis menores, principalmente nas grandes capitais, como São Paulo (16% mora em apartamento ou casas menores, de até três cômodos), a realidade econômica dos consumidores brasileiros também é outro fator de grande impacto no comportamento da compra.

Sabe onde encontrar as principais marcas, tendências e lançamentos do mercado de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores? Na ABCasa Fair 2018, de 17 a 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Estamos preparando tudo para oferecer o melhor ambiente para lojistas e profissionais fecharem excelentes negócios. O credenciamento é rápido e gratuito! Clique aqui e inscreva-se!

X