Como adotar a análise SWOT na empresa

Como já explicado no texto anterior, a aplicação da análise SWOT é bastante simples. Agora, para utilizar o método na empresa, é necessário seguir alguns passos básicos, que são os seguintes:

Fazer um brainstorming com a equipe

O primeiro passo da análise SWOT é promover uma reunião da equipe envolvida no projeto para discutir os pontos e levantar informações, adotando o sistema de brainstorming com o objetivo de deixar a conversa livre para que várias ideias e percepções surjam. É importante que a análise seja ágil, sem preocupações com dados. Neste ponto, vale mais a percepção de quem vive o dia a dia do negócio.

Em uma segunda etapa, pode haver um aprofundamento nas pesquisas de elaboração dos planos de marketing ou de gestão, montando-se em seguida a matriz para resumir as informações coletadas. É um momento no qual o mais importante é ser realista, evitando levantar forças do negócio que não se verificam na realidade, pois isto poderia mascarar os resultados da análise.

Analisar os fatores internos

A análise interna diz respeito a questões sobre as quais a empresa tem controle direto. Por exemplo, quando a análise identifica que a localização é um ponto fraco, é possível analisar a possibilidade de mudança de sede.

Forças e fraquezas também são características que colocam a empresa ou o projeto em vantagem ou em uma posição desfavorável no comparativo com a concorrência. Mesmo que a análise interna olhe somente para dentro da empresa, é preciso estar de olho também nas movimentações dos concorrentes.

Algumas características podem ser analisadas entre as forças e fraquezas do negócio, destacando-se as seguintes: localização, tempo de mercado, reputação, recursos humanos, recursos financeiros, marketing, gestão, capacidade de operação, acesso à matéria-prima, materiais e equipamentos.

Como existem inúmeras características, é mais importante analisar os fatores-chave de sucesso, que representam os elementos essenciais no contexto do setor para o bom desempenho do projeto.

No mercado financeiro, por exemplo, tradição e credibilidade são fatores-chave de sucesso. Para uma loja, podem ser considerados a vitrine e o bom atendimento. Já uma agência de viagens aumenta as suas chances de êxito ao oferecer agilidade e suporte. Dessa forma, uma vez que cada mercado possui os seus aspectos relevantes para a geração de bons resultados, é importante identificar quais são os atributos essenciais no seu setor de atividade e, é claro, a sua situação perante tais demandas.

Analisar os fatores externos

Oportunidades e ameaças se referem ao ambiente externo e não podem ser controlados diretamente. Na análise SWOT, é possível identificar quais são os fatores externos mais decisivos, se estes podem impactar no projeto e como é possível lidar com isso.

Não há formas de se prever o futuro. No entanto, empresas que estão atentas aos movimentos do mercado e do setor, além da economia, política e sociedade em geral, estarão mais bem preparadas.

A análise dos fatores externos envolve um olhar para os dois ambientes que cercam o negócio, o microambiente e o macroambiente. Este último está relacionado às forças que atuam no setor da empresa e a forma como a organização se relaciona com estas. Alguns fatores que podem representar ameaças ou oportunidades para o negócio devem ser avaliados, a exemplo de clientes, fornecedores, concorrentes, novos entrantes, substitutos, intermediários e entidades de classe.

Quanto ao macroambiente, a avaliação a ser feita é sobre o que está além da empresa e do setor. Por exemplo, uma leitura dos índices econômicos sobre o futuro do País; ações realizadas pela sociedade hoje que podem gerar uma nova tendência comportamental e como esses movimentos podem afetar o negócio.

Para analisar o macroambiente, é de extrema importância analisar os seguintes cenários: político e legal, ambos relacionados a projetos de lei, correntes ideológicas, novos governantes etc.; econômico, que aborda aspectos como inflação, níveis de consumo e renda da população; demográfico, que se refere ao crescimento da população, natalidade e escolaridade; tecnológico, incluindo novas tecnologias, processos operacionais e automação; sociocultural, ligado a crenças, valores, costumes e hábitos de consumo; e natural, envolvendo escassez de matéria-prima, aumento da poluição, catástrofes, entre outras questões.

Montar a matriz

Com o resumo de todas as informações que a equipe discutiu na reunião, torna-se possível montar a matriz SWOT com o objetivo de proporcionar uma visualização rápida desses dados. A dica é evitar listas muito longas, selecionando apenas aquilo que é mais relevante e dividindo o conteúdo em tópicos concisos.

Quando estiver executando a matriz, descreva na parte superior os fatores internos, que são as forças e fraquezas, enquanto que a parte inferior deverá ser reservada para a análise externa, com as oportunidades e ameaças. Dessa forma, é possível visualizar de forma clara o que deve ser analisado e cruzar as informações para transformá-las em estratégias.

Avaliar a viabilidade do projeto

Com a construção da matriz SWOT, é possível chegar a algumas conclusões. A primeira delas é avaliar se, considerando as fraquezas e as ameaças, o projeto idealizado é viável, já que, na maioria das vezes, a técnica serve como um alerta de que pode não ser o momento certo de tirar aquela ideia do papel ou de que existe algum ponto atrapalhando.

Também é importante adotar medidas para melhorar alguma característica interna da empresa. No caso do atendimento, por exemplo, se este é um ponto crucial e a empresa não está bem nesse quesito, pode-se investir em treinamentos ou na contratação de pessoal qualificado.

Por outro lado, será mais difícil resolver um problema se este for algo externo à empresa. Mesmo assim, é possível tentar uma adaptação ou adotar medidas que reduzam o impacto dessa contingência no negócio. Por exemplo, se existem poucas barreiras de entrada no setor, é possível adotar diferenciais que protejam a empresa de novos entrantes.

Transformar a análise SWOT em estratégia

Os tópicos acima mostraram de forma teórica como se deve avaliar a possibilidade de implementação do projeto. Se as dicas ajudaram a verificar a viabilidade deste, é hora de tirar as ideias do papel e transformá-las em ações práticas.

As estratégias devem ter as seguintes prioridades: potencialização das forças; controle ou correção das fraquezas; aproveitamento das oportunidades e minimização das ameaças.

No entanto, para criar estratégias, é preciso ir além da análise individual dos quadrantes. Com a matriz já montada, usando o modo de visualização para cruzamento das análises, pode-se perceber como esses quadrantes se relacionam entre si e, consequentemente, de que forma poderão ajudar no cumprimento dos objetivos citados acima

Confira algumas possibilidades de implementação dos objetivos da empresa juntando os pontos da análise SWOT:

Forças + Oportunidades: quais pontos fortes da empresa podem ser potencializados para maximizar as oportunidades identificadas?

Forças + Ameaças: quais pontos fortes da empresa podem ser potencializados para minimizar o impacto das ameaças?

Fraquezas + Oportunidades: quais pontos fracos podem ser corrigidos para aproveitar as oportunidades levantadas?

Fraquezas + Ameaças: quais pontos fracos podem ser corrigidos para minimizar o efeito das ameaças?

Estas são algumas dicas de estratégicas superficiais que podem ajudar o empreendedor a iniciar o desenvolvimento da sua empresa. Boa sorte e bons negócios.

Fontes de pesquisa: blog RockContent e ContaAzul

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