Como transformar seu estande na atração de uma feira de negócios
Por Cris Paola
Planeje seus gastos
Planejamento é a chave do sucesso! Estabeleça metas de captação para o evento para que seja possível ter retorno do investimento. Afinal, é preciso considerar que, quando participamos de feiras e eventos, há diversos gastos além da estrutura do estande, como taxas do espaço, energia elétrica, equipe, montadora e limpeza.
Já que investimos em tudo isso, precisamos de um diferencial para chamar a atenção dos visitantes e fazer com que ele não só entre no espaço, mas feche negócio, nem que isso possa representar um investimento inicial a mais.
Localização do evento
Normalmente, as feiras são segmentadas por setores, por isso analise a localização do seu estande e veja se sua empresa está no setor adequado. Sabemos que os estandes logo na entrada da feira e em algumas ruas específicas têm maior visibilidade. Veja se vale a pena um investimento a mais para estar ali. A empresa precisa refletir sobre investimento e ganhos e entender se faz sentido.
Caso não tenha o recurso necessário, não se preocupe. Existem outras maneiras de chamar a atenção de seu público-alvo. Para estandes que possuem duas entradas, analise e escolha a rua mais movimentada para colocar como sua entrada principal – quanto mais acessos, melhor.
Estandes diferenciados
Seja criativo e traga algo de diferente para o seu espaço, fazendo os visitantes ficarem curiosos ou estimulados a entrar e conhecer sua marca. Procure fazer demonstrações e provas, se for seu caso, do seu produto, pois isso irá provocar a curiosidade sobre ele.
Para exposição de produtos, é essencial pensar na organização do espaço. O excesso de informações expostas não ajuda o cliente a se decidir. Por isso, antes de mais nada, para a disposição dos itens nas prateleiras analise cores, tipo e alturas, de modo a fazer uma bonita composição.
Outro ponto importante: preocupe-se com o espaçamento mínimo de circulação, para as pessoas se sentirem à vontade dentro do seu estande. Procure traçar o percurso que você gostaria que seu cliente fizesse para passar por todos os seus produtos.
E não se esqueça: um profissional da área também pode ajudar a criar a montagem do seu estande ideal!
Cris Paola é arquiteta e dirige o Studio Cris Paola.
Garanta já o seu lugar na segunda edição da Natal, Festas & Parques da ABCasa, que será realizada entre 21 e 24 de maio, no Anhembi, na capital paulista. Teremos mais de 150 expositores, que vão apresentar novidades do mundo inteiro! A Natal, Festas & Parques também conta com uma extensa grade de palestras, talks e workshops com renomados profissionais do setor, a primeira edição do Ballon Meeting Brasil, completa infraestrutura, contando com diversas linhas de transporte gratuito, praça de alimentação com inúmeras opções, boulevard de doces, lounges para descanso, pontos de recarga de celular, café e água grátis e guarda-volumes, entre outras facilidades para o público. E é a única feira do setor que oferece prêmios aos visitantes compradores, através da promoção “Compre Mais e Gaste Menos”. O credenciamento antecipado para a Natal, Festas & Parques da ABCasa pode ser realizado através do site www.abcasanatalefestas.com.br.