ABCasa Social e Unidos do Bem presenteiam comunidade carente com cozinha industrial

No dia 23 de agosto, em São Paulo, a ABCasa esteve presente na Vila Santa Catarina, mais conhecida como “comunidade do Vietnã”, onde participou da inauguração de uma cozinha comunitária, parte de um projeto encabeçado pela ONG Unidos do Bem, cujo objetivo é ajudar pessoas em situação de fome.

A ação social surgiu em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mais exatamente no dia 30 de março. O empresário Carlos Kaufmann, proprietário de um buffet em Moema, ficou sensibilizado com o momento e resolveu ajudar quem mais precisa.

Com o restaurante fechado devido à quarentena, Carlos transformou sua cozinha profissional em um espaço para preparar marmitas e distribuí-las aos moradores em situação de rua. Na primeira semana, distribuiu 50 marmitas.

O projeto ganhou força e atraiu voluntários e doadores de alimentos. Atualmente, conta com mais de 200 pessoas na equipe, que se dedicam espontaneamente à produção e distribuição de 3 mil marmitas diariamente, de domingo a domingo, em diversas comunidades carentes.

O segundo passo foi implementar cozinhas industriais em algumas dessas comunidades com o objetivo de torná-las autossustentáveis. E foi o que aconteceu com a comunidade do Vietnã, que recebeu os equipamentos necessários para produzir seus próprios alimentos.

Com o financiamento do núcleo ABCasa Social, o espaço foi todo reformado e recebeu itens como geladeira, fogão industrial e panelas. Os demais utensílios para cozinha foram doados pela associada Wellmix.

Para Kaufmann, a cozinha doada pela ABCasa confere autoestima a essa população da comunidade do Vietnã, oferecendo condições para que eles façam a sua própria comida. De acordo com o empresário, inicialmente a cozinha terá uma função emergencial, a de resolver o problema de fome.

“A partir de agora, a comunidade poderá fazer esse trabalho de forma autônoma, com uma cozinha bem equipada. Em breve, essas pessoas vão começar a produzir alimentos para vender e se tornarem autossustentáveis, podendo inclusive treinar pessoas da comunidade para inseri-las no mercado de trabalho”, destaca o empresário.

Muito emocionado com a nova cozinha, Daniel Almeida, presidente da Associação Amigos da Molecada, explica que agora eles poderão fazer o próprio almoço para alimentar as pessoas da comunidade do Vietnã e de várias outras vizinhas.

Segundo o morador, o objetivo da associação é unir toda a comunidade por meio de eventos educacionais, culturais e esportivos. Porém, com a pandemia, foram obrigados a deixar os projetos parados.

“A partir da liberação das atividades e, principalmente, com a nova cozinha doada pela ABCasa e pela Unidos do Bem, teremos como alimentar as crianças e adultos que virão participar das aulas de alfabetização para que o tempo delas não seja em vão”, ressalta.

Já garantiu o seu lugar para o ABCasa Pocket Show? O evento, que será realizado entre 19 e 22 de outubro, no Expo Center Norte, está com o credenciamento aberto. Teremos 14 mil metros quadrados de área, com muitas empresas do setor apresentando as novidades do mercado, além de todos os requisitos de segurança para garantir a saúde e o bem-estar de todos. Clique aqui para se credenciar agora mesmo!

X