Confira dicas práticas de organização para otimizar o tempo e elevar os resultados da sua empresa

Viver uma era hiperconectada aumentou muitas das nossas demandas pessoais e profissionais. Diariamente, somos bombardeados com infinitas informações, estímulos, prazos, solicitações por e-mail e redes sociais. Se desligar por um tempo tornou-se uma missão praticamente impossível, não é mesmo? Só de pensar nesse ritmo em que vivemos já bate um cansaço.

A verdade é que temos cada vez mais tarefas e a impressão é que dispomos de menos tempo para realizá-las. Para dar conta de tudo, tem muita gente que liga o botãozinho multitarefas e, em uma corrida insana contra o tempo, tenta executar tudo de uma só vez, na esperança de chegar ao final do dia com aquela sensação de dever cumprido.

Porém, temos uma má notícia: caso esse seja o seu perfil, é mais provável que você termine o dia cansado e com o sentimento de frustração por não ter conseguido finalizar todas as tarefas a que se propôs.

Mas, calma! Não dizemos isso com a intenção de te desanimar ou dar um incentivo a jogar tudo para o alto. Pelo contrário: vamos compartilhar aqui práticas infalíveis para que você dê conta das tarefas que deseja realizar. Sejam lá quais e quantas forem as suas metas e prazos, a ideia é terminar a semana, o mês e o ano com um checklist de encher os olhos, além de tempo de sobra para descansar sem preocupações.

Estamos falando de milagre? Não, apenas de organização!

É óbvio que não inventamos essas ideias a partir do nada. As dicas que vamos compartilhar foram dadas por uma especialista no assunto. A personal organizer Aline Delavy, especialista em organização residencial e mudanças que apresentou um talk na quinta edição da ABCasa Fair, nos deu uma entrevista contando alguns macetes da organização que podem ser adaptados à rotina profissional para trazer mais praticidade ao dia a dia.

O melhor é que não se trata de nada complicado. Para obter resultados, é simples: basta colocar em prática. Quer aprender? Confira a seguir:

Por onde começar?

Assim como toda mudança de hábito, o primeiro passo, aquele que te tira da zona de conforto, é o mais difícil; mantê-lo, então, nem se fala. Mas a resposta que Aline deu fez tudo parecer mais fácil!

“Comece aos poucos: quinze minutos por dia são suficientes para você sentir a organização transformando a sua vida. Cada pessoa sabe da sua rotina e quais são as prioridades. Considere isso para pensar a sua organização.”, explica a especialista.

Muitas vezes a procrastinação e o desânimo em cumprir as tarefas do dia a dia vêm do desespero ao olhar uma montanha de afazeres e achar que não é capaz de dar conta de tudo. Nos momentos em que nos deparamos com tarefas acumuladas, acabamos por nos esquecer da nossa capacidade de execução. Mas, lembre-se sempre: uma a uma (e pouco a pouco), você conseguirá finalizar todas as tarefas que precisa.

Complementando a dica, gostaríamos que você tivesse essa frase sempre em mente quando pensar em organização e metas: Você pode fazer qualquer coisa, mas não pode fazer tudo ao mesmo tempo!

O importante é entender quais métodos e ferramentas funcionam para você como profissional. Use planners, agendas, post-its, lembretes no celular e aplicativos. Além disso, defina as suas prioridades para um determinado período e passe para a próxima somente quando tiver finalizado a anterior. Uma boa dica é separá-las em categorias, tais como “urgentes”, “importantes” e “eventuais”, por exemplo.

Quais técnicas podem ser utilizadas nas empresas para potencializar a produtividade?

Todas as etapas são importantes. Uma delas é muito significativa: a organização dos espaços que, ao seguir uma ordem, garante a otimização do tempo. Algumas técnicas que são utilizadas na organização residencial podem ser adaptadas ao ambiente das empresas para potencializar a produtividade.

Com foco nos espaços comuns, Aline destaca que, para uma equipe ser mais produtiva, todos os integrantes devem participar do processo de organização e opinar sobre os locais em que os itens devem ser colocados, considerando dessa forma o ponto de vista daqueles que possuem a vivência de utilização dos objetos.

“Sendo assim, eles saberão opinar com propriedade sobre como torná-la (a organização) mais prática. Acredito que ela não tenha que ser imposta. Pelo contrário: deve ser leve, gratificante, prazerosa e inclusiva”, explica a personal organizer.

Assim como a profissional ressalta, é importante que a organização seja encarada como algo positivo e, ao mesmo tempo, utilizada para a otimização dos processos rotineiros da empresa. Por isso, a participação de todos é fundamental.

Quais resultados podem ser proporcionados aos negócios por esses processos de organização?

Para a especialista, o principal resultado palpável para o negócio é o aumento significativo no faturamento da empresa e na qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Afinal, uma empresa organizada vende mais e tem colaboradores mais eficientes.

“Um ambiente organizado ajuda na diminuição de desperdício de tempo e materiais. A partir do momento em que uma empresa tem domínio sobre aquilo que possui e sabe onde encontrar o que precisa, o seu rendimento é elevado” enfatizou Aline.

E aí, gostou das dicas da nossa convidada? Esperamos que sim e, ao mesmo tempo, que você comece a colocá-las em prática para colher os resultados na sua empresa.

Para conferir mais dicas como essa e conhecer o trabalho da personal organizer Aline Delavy, acompanhe a profissional no Instagram @delavy_organizer ou pelo seu site.

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Até a próxima!

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